Santa Casa implanta serviço de UTI Respiratória

Acompanhando a tendência mundial e dos grandes centros do Brasil, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió implantou um novo serviço na UTI Geral. Trata-se da UTI Respiratória, uma unidade de terapia intensiva para pacientes que necessitam de cuidados especiais em patologias pulmonares.
“Toda a equipe da UTI respiratória, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, foi treinada para o tratamento específico de doenças respitarórias”, explica o médico Hélvio Chagas Ferro.
“Nossa equipe também está preparada para atendimento de ‘home care’ (onde o paciente é tratado em casa)”, acrescenta o médico Talmir Damásio. Em sua avaliação, a nova UTI reduzirá o tempo de internação e, consequentemente, os custos do tratamento, tanto para o paciente quanto para a instituição.
A Santa Casa de Maceió é o primeiro hospital em Alagoas a oferecer o serviço de UTI respiratória. Inicialmente serão dois leitos, com o suporte de até quatro médicos, técnico de enfermagem, enfermeiro e fisioterapeuta.
A UTI respiratória é uma unidade especializada em pacientes que necessitem de ventilação mecânica de urgência e até nos casos mais graves de infecção pulmonar.