Câncer de mama e de colo de útero predominam em AL

Ao comemorar 61 anos de fundação, o Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Maceió di-vulgou um dos mais recentes levantamentos estatísticos sobre o câncer em Alagoas. Os dados reve-lam que os cânceres de colo do útero (22,7%), de mama (18,1%), e de próstata (6,2%) encabeçam a lista das dez neoplasias mais freqüentes entre os 9.538 adultos com diagnóstico de câncer confirma-do pelo Instituto de Radioterapia entre 2000 e 2007.
A lista de neoplasias, compilada do Registro Hospitalar de Câncer (RHC), mostra também a presença da patologia em outras partes do corpo, como pele (5,8%), boca (4,8%), brônquios e pul-mões (4,1%), ganglios linfáticos (3,4%), esôfago (2,7%), glândula tireóide (2,6%) e laringe (2,3%). Entre crianças e jovens de até 18 anos, a leucemia domina a lista, com 15% dos 439 casos registra-dos. Em seguida vêm os linfomas (8,7%), que atingem o sistema imunológico, e o câncer primário do sistema nervoso central, com 5,5%.
A abrangência do levantamento – único em Alagoas a incluir o público infanto-juvenil – confirma a importância do RHC também para pesquisadores e jornalistas. A inclusão destes pacientes na pes-quisa deve-se ao fato de que, segundo o Ministério da Saúde, o Instituto de Radioterapia é o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Alagoas capacitado para atendimento ao público infantil.