Hanseníase afeta 500 mil pacientes só no Brasil

Antiga conhecida da humanidade, a hanseníase (ou lepra, como era chamada) sobrevive ao tempo e ao avanço da Medicina. Com mais de 15 milhões de infectados em todo o mundo, sendo 500 mil só no Brasil, a doença é considerada um dos mais sérios problemas de saúde pública do País.
Na semana dedicada aos portadores da hanseníase, o dermatologista Zirelí de Oliveira Valença (foto) fala sobre como prevenir, diagnosticar e tratar a patologia.
A hanseníase é transmitida pelas vias respiratórias e pela saliva. O período de incubação é de 3 a 5 anos, após o qual começam aparecer os primeiros sintomas: manchas e falta de sensibilidade na pele.
“Existem quatro variantes de hanseníase. Para que o paciente não confunda a doença com outros problemas de pele é preciso consultar um médico”, alerta Zirelí. “O tratamento é feito com medicamentos fornecidos pela rede pública de saúde e leva de 6 a 24 meses”, finali-za.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió