Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Proteína estimula metástase em câncer de pulmão

A última edição da revista “Nature” traz um artigo do professor de patologia e farmacolo-gia Michael Karin, da Universidade da Califórnia, que identificou uma proteína gerada por célu-las do câncer do pulmão que estimularia a metástase no organismo, ou seja, a proteína seria responsável pelo surgimento de novos tumores em outros órgãos do paciente.
A pesquisa mostra que as células cancerígenas se apossam de componentes do sistema imunológico e impulsionam a expansão das metástases no câncer do pulmão. Os estudos fo-ram baseados nos macrófagos, células imunológicas vitais no combate ao câncer e que impe-dem a invasão de agentes externos.
Durante a pesquisa os cientistas comprovaram que as células do câncer do pulmão iso-lam uma proteína chamada Versican, que, por sua vez ativa os macrófagos e faz com que a medula óssea produza a proteína TNF-alfa. A proteína TNF-alfa contribui para impulsionar a propagação das metástases do câncer do pulmão.
A pesquisa está na fase de testes em roedores. Se for possível bloquear a produção de Versican nestas cobaias, os cientistas acreditam que poderão reproduzir os resultados em seres humanos. “Isto poderá ser muito relevante no controle do câncer do pulmão, uma das neoplasias mais agressivas que existe”, disse o coordenador do Departamento de Oncologia da Santa Casa de Maceió, o oncologista Marcos Davi Melo.
Segundo ele, o câncer do pulmão ainda é o mais freqüente na atualidade, com mais de 1,1 milhão de novos casos a cada ano em todo o mundo e mais de 1 milhão de mortes. “A principal causa do câncer de pulmão ainda é o uso do cigarro”, finalizou Marcos Davi.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames