Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Lavar as mãos corretamente reduz infecções hospitalares em até 70%

A Santa Casa de Maceió dará início esta semana à campanha “Eu lavo as mãos, e você?”, de iniciativa da Gerência de Riscos e Controle de Infecções Hospitalares. Renomados profissionais da instituição farão o alerta por meio de cartazes, que serão afixados em locais de grande circulação da instituição. O convite é dirigido tanto aos profissionais que trabalham na área assistencial como aos acompanhantes dos pacientes.
O número de infecções hospitalares no Brasil poderia ser reduzido entre 30% e 70% com a adoção de duas medidas simples como a higiene das mãos dos profissionais de saúde. Segundo registros do Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 15 milhões de pacientes são internados anualmente nos 8 mil hospitais brasileiros. Desses, estima-se que entre 20% e 30% contraiam infecções hospitalares como pneumonia ou a chamada infecção sangüínea por cateter – quando existem bactérias como as do gênero Staphylococcus circulando pelas veias do doente entubado.
Segundo a gerente de Riscos e Controle de Infecções Hospitalares, Tereza Tenório, uma boa lavagem com água e sabão não toma mais do que 20 segundos. Deve ser feita com o esfregar dos dedos, fechados contra a palma, na palma da mão contrária.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames