Se não tratada, otite em crianças pode levar à meningite
Apesar de comum entre crianças, a otite média aguda deve ser diagnosticada e tratada com rapidez, principalmente em crianças com até dois anos de idade. Nos casos mais graves, sem o tratamento adequado, a otite pode levar o paciente a contrair meningite. O alerta foi dado na palestra de abertura do Curso de Atualização em Otorrinolaringologia, promovido pela Otoclinic em parceria com a Santa Casa de Maceió e apoio da Telex.
Segundo a otorrinalaringologista Maria Eliete Inácio, em crianças até dois anos, a administra-ção de antibióticos após o diagnóstico deve ser imediata. Acima de dois anos, o médico deve aguardar um período de 48 horas até que o diagnóstico seja confirmado. Apesar do alerta, Eliete Inácio procurou tranqüilizar os pais afirmando que não há necessidade de procurar um médico no primeiro choro da criança. “É preciso estar atento, mas sem desespero”, afirma. Mais informações sobre a otite a seguir.
A otite média aguda é uma infecção no ouvido médio causada por um germe (bactéria). O ouvido é dividido em 3 partes: externo, médio e interno. O ouvido médio é uma cavidade com ar localizada entre o tímpano e o ouvido interno.
A infecção do ouvido médio ocorre, na maioria das vezes, após gripe. É freqüente, também, através do contato com outras crianças. Surge também muitas vezes, durante as doenças in-fecciosas da infância, tais como sarampo.
Os principais sintomas são dor e diminuição da audição. A dor costuma ser severa. Outros sintomas podem estar presentes: febre, inquietude, perda de apetite e secreção no ouvido se houver ruptura timpânica (perfuração do ouvido); vômitos e diarréia podem ocorrer nas crianças pequenas. O tratamento é feito com o uso adequado de antibióticos e analgésicos.
Prevenção
A alimentação deve ser feita, preferencialmente, com leite materno por causa da proteção que este confere contra a otite;
As mães não devem amamentar com a criança deitada e sim inclinada;
Vacinar a criança contra a gripe anualmente a partir dos seis meses de idade;
Não fumar em casa, pois a fumaça do cigarro aumenta o risco de infecção no ouvido, pelo prejuízo que causa à função da tuba auditiva e pelas alterações provocadas na mucosa de prote-ção do nariz e garganta.
Deixe uma resposta