Hospital Nossa Senhora da Guia garante assistência a bebês de baixo e médio riscos

Hospital Nossa Senhora da Guia

Inaugurado a menos de um mês no bairro do Poço, o Hospital Nossa Senhora da Guia, unidade vinculada à Santa Casa de Misericórdia de Maceió, já representa uma importante ferramenta de assistência a parturientes com recém-nascidos que apresentam patologias de baixo e médio riscos. O atendimento é exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde.
De 1° de junho até agora já foram realizados 206 partos na unidade hospitalar, com o encaminhamento de aproximadamente 15 bebês para a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Atualmente, apenas três ainda permanecem internados. Todo o trabalho de assistência aos recém-nascidos é coordenado pelas pediatras e neonatololistas Délia Herrmann e Dilma de Oliveira Carvalho, que também são coordenadoras de Pediatria da Santa Casa de Maceió.
Composta por uma equipe de pediatras especializados em Neonatologia – aproximadamente 20 profissionais -, a unidade dispõe de 9 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) para o atendimento de bebês que apresentam complicações de saúde leves e moderadas, a exemplo de desconforto respiratório leve, icterícia, distúrbio metabólico, hipoglicemia, hiperglicemia, hipocalcemia, infecção precoce, etc.
O hospital dispõe ainda de equipamentos modernos para a assistência aos bebês, como incubadoras, berços aquecidos, além de aparelhos de monitorização (oxìmetro de pulso), de fototerapia (tratamento da icterícia), de tratamento do desconforto respiratório, entre outros.
A neonatololista Délia Herrmann explica que a patologia de base é determinante no período de permanência de um recém-nascido na UCI, mas nenhum dos pacientes que foram atendidos no Hospital Nossa Senhora da Guia até agora ultrapassou 10 dias de internação. “A idade gestacional, a realização de pré-natal adequado e o peso influenciam no aparecimento dessas patologias”, explica a médica.