Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Mulheres Vencedoras: “mamografia é o melhor meio para previnir o câncer”

Oncologista Marcos Davi

Oncologista Marcos Davi

“O grande valor da mamografia é mostrar o câncer de mama precocemente, antes que se formem nódulos palpáveis através de calcificações e suas variações de formato e de agregação. As mulheres que apenas apalpam os seios correm o risco de encontrarem nódulos ou tumores já em estágio avançado. Pode ser tarde demais”.
Com essas palavras, o médico oncologista Marcos Davi fez uma alerta às mulheres alagoanas sobre a importância da mamografia na prevenção do câncer de mama.
“Além de ser garantido por lei, a realização anual de mamografia deve ser de interesse das mulheres com idade acima dos 40 anos”, reforçou o oncologista.
O chefe do Departamento de Radioterapia da Santa Casa de Maceió foi o um dos palestrantes do último encontro do projeto Mulheres Vencedoras, parceria da Santa Casa de Maceió e Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). Também participaram do evento a psicóloga Kelly Cristine e a coordenadora de comunicação do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Letícia Kalato.
A gaúcha Letícia Kalato frisa que cada ong tem uma informa independente de atuação, mas todas usam a mesma metodologia, que são os grupos de auto-ajuda. No Imama, também reunimos as mulheres vencedora, mas, nada se compara a ter a presença de especialistas de diversas áreas compartilhando seus conhecimentos no grupo”, destacou.

Projeto Mulheres Vencedoras – Mulheres que foram ou estão sendo submetidas a tratamento de câncer da mama ou mesmo familiares de pacientes e mulheres que se interessem pelo tema têm à disposição um serviço gratuito de assistência na Santa Casa de Maceió envolvendo diversas especialidades.
Estamos falando do projeto Mulheres Vencedoras, inicialmente denominado Projeto Mama, e que foi idealizado pela coordenadora do Setor de Psicologia do hospital, Rosa Carla de Mendonça Melo, e pela psicóloga Júnia Vaz, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Em funcionamento há dois anos, o projeto é coordenado atualmente pelas psicólogas Kelly Cristine Costa e Júnia Vaz, e tem por objetivo promover um espaço para discussão, favorecendo a desmistificação e preconceito frente à doença.
O projeto é, também, um espaço para escuta clínica de tais participantes, garantindo uma melhor qualidade de vida às pacientes, através de palestras psicoeducativas com especialistas.
Todo o trabalho é desenvolvido com a participação de profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Oncologia Clínica, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Radioterapia, Serviço Social, Mastologia, entre outros. As reuniões são realizadas sempre na última segunda-feira de cada mês, das 8 às 10 horas, no Centro de Estudos Lourival Melo Mota, e é aberto à sociedade alagoana.
O objetivo é promover nas participantes o enfrentamento da doença, fazendo com que elas superem as suas dificuldades. A participação no projeto é gratuita e sem inscrição.

Trata-se de um espaço aberto para que as mulheres busquem informações, esclareçam suas dúvidas e buscando uma melhor qualidade de vida.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames