Curso de Envelhecimento Ativo forma primeira turma
Durante a abertura do I Congresso Alagoano de Geriatria, realizado em 2007, o aposentado Manoel Gonçalo, 78, perguntou da platéia ao provedor Humberto Gomes de Melo o que exatamente a Santa Casa de Maceió estava fazendo pelos idosos.
Passados exatos dois anos daquele evento, a resposta a seu Manoel veio por meio do Curso de Envelhecimento Ativo, promovido desde março pela instituição e concluído na tarde desta segunda-feira (26) no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota.
Após a solenidade de entrega dos certificados, seu Manoel disse que a iniciativa foi uma resposta muito positiva do provedor e da Santa Casa de Maceió. “Sinto-me gratificado e muito feliz por ter participado deste curso”, destacou, fazendo questão de agradecer ao provedor Humberto Gomes de Melo.
Já ex-funcionária pública Maria do Carmo Ferreira, 73, resumiu em poucas palavras sua impressão sobre o projeto: “Sinto-me mais viva, como que encharcada de conhecimento”, discursou, sob aplausos.
Em suas palavras, o provedor Humberto Gomes de Melo mostrou-se feliz pelos bons resultados obtidos pela iniciativa. Agradeceu ao trabalho da equipe de profissionais que trabalhou nos bastidores do curso e aproveitou a oportunidade para anunciar que a Unidade Docente Assistencial Rodrigo Ramalho, onde funciona o Ambulatório do SUS e as consultas da Geriatria, ganhará um segundo elevador já a partir de março de 2010, ao que foi aplaudido pelos presentes.
Além do provedor Humberto Gomes de Melo, a solenidade contou com a presença do diretor médico Artur Gomes Neto; do presidente da Santacoop, Osvaldo Liberal; do presidente do Centro de Estudos, Duílio Marsiglia; e demais convidados.
Falando em nome da equipe multidisciplinar que deu suporte ao projeto, a geriatra Helen Arruda agradeceu a todos os profissionais que ministraram palestras no decorrer do curso. “Cada um deixou sua rotina diária de trabalho para compartilhar seus conhecimentos com o nosso grupo de envelhecimento ativo”, finalizou.
Além de Helen Arruda, a equipe é formada pela geriatra Mônica Lessa; a psicóloga Liliana Gomes; a nutricionista Yoná Gonçalves; a assistente social Maria Lúcia e o fisioterapeuta Felipe Rebelo.
No curso foram ministradas palestras sobre alimentação saudável, estimulação cognitiva, vacinação, atividade física, risco de queda, direito dos idosos, doenças da terceira idade entre outros temas. A próxima turma terá início apenas em março, mas já existe uma lista de espera. O curso é gratuito e aberto à comunidade.
Dados
Os idosos, homens e mulheres com mais de 60 anos, segundo critério da Organização Mundial da Saúde, representam 11,6% da população brasileira. Em Maceió essa proporção é inferior a 10%, o que mostra que aqui se morre mais cedo. Um idoso em Alagoas vive nove anos a menos que outro, na mesma faixa etária, do Distrito Federal. A expectativa de vida no Estado é de 69 anos, contra a média nacional, de 77 anos. Incluindo capital e interior, são cerca de 270 mil pessoas acima dos 60 anos. Em Maceió, este público chega a 67 mil.
Mais informações pelo telefone (82) 2123-6037.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió
Comentário (1)
Graça e Paz.!
Visitei o seu site, muito bom…
Visite o meu site e ouça musica que transmitem Paz.
Obrigado..!