Enfermeiras surpreendem-se com o Hospital Nossa Senhora da Guia
Enfermeiras de 15 municípios alagoanos, que nos últimos seis meses encaminharam gestantes e crianças para internamento no Hospital Nossa Senhora da Guia, participaram na manhã desta quarta-feira do primeiro encontro científico destinado a profissionais de Enfermagem. Um dos pontos altos do evento, entretanto, foi a visita do grupo às instalações do hospital.
“Sendo um hospital que atende apenas pelo SUS, o Nossa Senhora da Guia possui infraestrutura e serviços que não são encontrados nem em maternidades privadas”, destacou Mara Gabriela, enfermeira do Programa Saúde da Família, de Atalaia. Ela elencou a presença de fisioterapeutas na unidade e a aplicação de técnicas como o pilates e as bolas de “bobath”, que ajudam na recuperação das parturientes. Nara também mostrou-se surpresa com o serviço de cirurgia pediátrica, frisando que passaria e encaminhar as crianças de seu município direto para a unidade.
A enfermeira Rosana Calheiros, de Flexeiras, elogiou a organização da unidade, o atendimento humanizado, a permissão de acompanhantes no pré-parto e as enfermarias climatizadas com reduzido número de leitos. “Tudo é muito diferente do que estamos acostumados a ver em hospitais vinculados ao SUS. Geralmente as enfermarias têm até oito leitos – aqui têm apenas três; não possuem ar condicionado e não permitem acompanhantes”, detalhou.
Aberto pela gerente de Unidades Externas, Rejane Paixão, o encontro teve como palestrantes o obstetra Antonio Carlos e a enfermeira Zara Cristina. O médico Antonio Carlos apresentou um tema que faz parte do dia-a-dia dos profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) em todo o Estado e que é fundamental para reduzir o número de óbitos entre as mulheres: prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Segundo o obstetra, apresentando dados do Instituto Nacional do Câncer, devem surgir em 2010 cerca de 49 mil novos casos de câncer da mama e 18 mil de colo do útero, o que coloca estes dois tipos de tumores como os mais prevalentes entre as mulheres. As duas neoplasias são superadas apenas pelo tumor de pele não-melanoma (60 mil casos novos em 2010).
Já a enfermeira Zara Cristina apresentou os serviços disponíveis no Hospital Nossa Senhora da Guia, que incluem acompanhamento psicológico dentre outros. Consultada sobre as consultas da Unidade Pediátrica, Zara explicou que o hospital ainda não estava atendendo pelo Cora – o sistema de marcação de consultas da Secretaria Municipal de Maceió.
Por isso, os gestores municipais podem agendar as consultas de seus pacientes direto pelo telefone (82) 3202-5500, com a atendente Mayana, conforme o cronograma a seguir: segunda-feira (9h) com o cirurgião plástico André Mendonça (cirurgia plástica); terça-feira (7h30) com o cirurgião Henrique Normande e (10h) com o cirurgião Walter Ferreira (Cirurgia Geral); quarta-feira (9h) com o cirurgião Luciano Agra (Cirurgia Geral) e quinta-feira (8h) com o cirurgião Walter Ferreira.
Deixe uma resposta