Santa Casa empossa nova turma de residentes
A nova turma de médicos residentes da Santa Casa de Maceió tomou posse na manhã desta segunda-feira (01), no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, com a presença marcante de médicos oriundos de outros estados. No grupo de doze residentes, apenas quatro são alagoanos. Os demais são naturais de Sergipe (2), Paraíba (2), Pernambuco (1) e do Ceará (3).
“A presença de tantos profissionais vindos de outros estados revela que a Residência Médica da Santa Casa de Maceió já ultrapassou fronteiras”, comentou o presidente da Comissão de Resi-dência Médica (Coreme), Joaquim Sávio. O evento marcou também o início de duas novas especiali-dades autorizadas pelo Ministério da Educação: Otorrinolaringologia e Ortopedia.
O provedor Humberto Gomes de Melo presidiu a solenidade ao lado do diretor médico Artur Gomes Neto; do gerente de Ensino e Pesquisa, Mário Jucá; do presidente do Centro de Estudos Pro-fessor Lourival de Melo Mota, Duílio Marsíglia; e do próprio anestesiologista Joaquim Sávio,
Em seu discurso de boas vindas, o diretor clínico da instituição, Artur Gomes Neto, colocou-se à disposição dos residentes para recebê-los na Direção Médica, mas lembrou que serão exigidos de todos qualidades como pontualidade, assiduidade e dedicação tanto na rotina cotidiana do hospital como nas aulas, seminários e eventos científicos.
Já o presidente do Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, Duílio Marsíglia, frisou que uma das metas para 2010 será a renovação do acervo da biblioteca da unidade, com a aquisição de novos livros e revistas científicas. “Queremos desde já sugestões dos residentes para atingirmos esse objetivo”, disse o decano da Santa Casa de Maceió, lembrando que o Centro de Estudos pro-move reuniões científicas e abre espaço para pesquisas dos residentes por meio da revista médica da Santa Casa.
A solenidade contou ainda com a presença do médico residente Bruno Alexandre, apresentou a pesquisa realizada pela ex-residente Larissa Acioli Pereira, que entrevistou 22 residentes do Estado sobre a visão que tinham das unidades onde trabalhavam. 80% consideraram que os serviços de diagnóstico da Santa Casa “funcionavam plenamente”.
O provedor Humberto Gomes de Melo fez questão de abrir espaço para que os residentes se apresentassem e para que os preceptores apresentassem sua mensagem de boas vindas. Fizeram uso da palavra o anestesiologista Dário Braga Dória, o clínico geral Helvio Ferro, o otorrinolaringolo-gista Marcos Melo, o ortopedista Alicio Moreira e o representante dos residentes na Coreme, Pablo Pinheiro.
Encerrando a solenidade, o provedor Humberto Gomes de Melo lembrou que a Santa Casa de Maceió formou muitas gerações de médicos numa época em que atuava como hospital escola do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. “Agora, com os programas de Residência Médica, nós estamos resgatando esta vocação histórica da Santa Casa de Maceió”, disse o gestor, lembrando conquistas como a Acreditação junto à Organização Nacional de Acreditação e o Hospital Nossa Senhora da Guia, que já realizou mais de mil internações desde que entrou em atividade em 2009.
“Com um corpo clínico formado por mais de 400 médicos e nada menos que 1800 colaborado-res, a Santa Casa de Maceió prima por oferecer condições de trabalho para seus profissionais, daí despertar o interesse crescente de residentes de todo o país”, finalizou.
Deixe uma resposta