Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

HNSG: Centro cirúrgico pediátrico amplia cobertura a municípios alagoanos

Cirurgião pediátrico Luciano Agra

Cirurgião pediátrico Luciano Agra

Ao comemorar nove meses de atuação, o Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Nossa Senhora da Guia conquistou a confiança não somente dos profissionais de saúde de todo o Estado mas, principalmente, o reconhecimento de pais e mães, que não dispunham de uma unidade especializada em cirurgia infantil credenciada pelo Sistema Único de Saúde. Os números comprovam essa realidade.
Segundo o cirurgião Luciano Agra, coordenador da Unidade de Cirurgia Pediátrica, entre junho de 2009 e março de 2010 foram realizadas 2.523 consultas e 1.123 cirurgiais eletivas de média complexidade.
Recente levantamento do Serviço Social do Hospital Nossa Senhora da Guia (ver mapa abaixo) revelou que o Serviço de Cirurgia Pediátrica registrou um crescimento vertiginoso no número de municípios atendidos. Até dezembro do ano passado a unidade cobria 55 municípios alagoanos. Hoje esse número chega a 74. “Não estamos falando apenas de localidades no entorno de Maceió, mas de pacientes oriundos do Sertão, na divisa com Pernambuco e Bahia, como Pariconha, Mata Grande, Água Branca e Delmiro Gouveia. São pacientes que se deslocam de povoados distantes em viagens que levam mais de 3 horas até Maceió”, disse a assistente social Ray Gomes Lima.
Luciano Agra concorda que os benefícios para a população são imensos, principalmente, para os pacientes do interior. “O que pouca gente sabe, enfatiza o cirurgião, é que nos últimos oito meses, a Santa Casa de Maceió arcou com a complementação dos honorários pagos pelo SUS aos profissionais médicos, além de subsidiar os custos dos serviços hospitalares”.
Como o hospital ainda não estava cadastrado no sistema de marcação de consultas do município (Cora), o encaminhamento de pacientes tem sido realizado por médicos vinculados ao hospital ou através das Secretarias Municipais de Saúde. Devido a essa demora, o hospital deixou de receber mais de R$ 20 mil em consultas. E isso porque o SUS paga irrisórios 10 reais por consulta.
Os planos de Luciano Agra é fazer do hospital um centro de referência no Nordeste, daí os planos de expansão de especialidades médicas estarem em franco andamento. Ele explicou que a unidade realiza apenas procedimentos de pequeno e médio portes, que não exijam o suporte de Unidade de Terapia Intensiva. Ainda segundo ele, o hospital poderia realizar cirurgias de grande porte, porém seria necessário que os gestores públicos negociassem com a Santa Casa de Misericórdia uma remuneração que viabilizasse a implantação de UTIs neonatal ou pediátrica, o que permitiria a expansão dos serviços à população, principalmente nas áreas de Cirurgia Neonatal, Videolaparoscopia Pediátrica, Urologia Pediátrica e Oncologia Cirúrgica Pediátrica. "Se os gestores públicos apoiarem essa iniciativa, poderemos, muito em breve, ser referência na cirurgia pediátrica na região", frisou.
Mais cirurgias – Sob a responsabilidade do cirurgião João Paulo, o Hospital Nossa Senhora da Guia deu início as cirúrgias de Otorrinolaringologia, que beneficiarão às cerca de 150 crianças com indicação cirúrgica, atendidas na Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho. O grupo aguardava fim da greve dos médicos no Estado.
Além de Otorrinolaringologia, o Hospital Nossa Senhora da Guia realiza, atualmente, cirurgias gerais – com os médicos Luciano Agra, Walter Ferreira e Henrique Normande – e plásticas, como as de lábio-leporino, com André Mendonça e Joaquim Diegues.
Com 35 leitos pediátricos e um centro cirúrgico exclusivo, com capacidade para cerca de cinco mil cirurgias/ano, o Hospital Nossa Senhora da Guia surpreende até profissionais de renome nacional, como o médico carioca Sérgio Muniz de Brito. "Poucos hospitais oferecem, no Brasil, essa quantidade de leitos pediátricos para cirurgia", elogiou o especialista em visita à unidade.
O Hospital Nossa Senhora da Guia é a unidade materno-infantil da Santa Casa de Maceió dedicada exclusivamente às gestantes e pacientes infantis do SUS. O hospital conta com duas recepções climatizadas, dois centros cirúrgicos, 74 leitos, sendo oito da Unidade de Cuidados Intermediários, além de uma equipe multidisciplinar e de apoio empenhada na humanização do atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames