Santa Casa lidera ranking de hospitais que mais internam pacientes pelo SUS
Levantamento realizado junto ao Datasus revelou que a Santa Casa de Maceió é o hospital da capital alagoana que mais internou pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos seis meses. Entre setembro de 2009 e fevereiro de 2010, a Santa Casa de Maceió e o Hospital Nossa Senhora da Guia responderam, juntos, por 13,82% (5.940) das quase 43 mil internações verificadas no período. O ranking é formado ainda pelo Hospital Sanatório (10,51%), Hospital Geral do Estado (7,39%), Hospital Universitário (6,77%), Maternidade Santa Mônica (5,95%) e Hospital do Açúcar (3,1%).
Considerando as internações verificadas nas 87 unidades hospitalares, maternidades e casas de parto do Estado, a Santa Casa de Maceió responde por 6,42% das 92.473 internações registradas pelo Datasus.
“E olhe que estamos falando de números anteriores à contratualização com o gestor municipal da saúde, o que mostra que a Santa Casa de Maceió vem honrando o compromisso de oferecer a população alagoana serviços de saúde que, inclusive, não deixam a desejar nem mesmo a estabelecimentos privados, como é o caso do Hospital Nossa Senhora da Guia”, disse o provedor Humberto Gomes de Melo, responsável pela pesquisa junto ao Datasus.
O trabalho revela ainda que a Santa Casa de Maceió é a unidade mais procurada por pacientes de outros estados. Foram 22 pacientes oriundos de cidades como Pilar e Sousa, na Paraíba; Garanhuns (PE); Viçosa (RN), Itapetinga (BA) dentre outros. No mesmo período, Sanatório e Hospital do Açúcar receberam dois pacientes cada.
Um dado curioso é que apesar de ser referência no atendimento de urgência e emergência para toda Alagoas, o Hospital Geral do Estado atendeu a 97 dos 102 municípios. Já a Santa Casa de Maceió recebeu pacientes de 101 cidades, ficando de fora apenas São Bras, na região do Baixo São Francisco.
A consulta ao Datasus revelou ainda que Maceió, com 56%, é o município que mais internou pacientes na rede hospitalar, sendo seguido de longe por Rio Largo (3,8%), Marechal Deodoro (2,13%), Atalaia (1,58%) e São Luis do Quitunde (1,15%). Esses cinco municípios respondem por 65% dos registros de internação hospitalar. Já os demais 97 municípios e 25 localidades de outros estados somam, juntos, 35% do total.
Os números revelam ainda que o Hospital Universitário ocupa o 10º lugar no ranking de unidades que mais recebem internações em Alagoas, sendo superado por cinco estabelecimentos de menor porte, se comparados à estrutura do hospital mantido pela Universidade Federal de Alagoas. Desses cinco, quatro estão na cidade de Arapiraca e um em Palmeira dos Índios. (Ver Tabela).
Deixe uma resposta