Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Especialista esclarece dúvidas sobre vasectomia

Um trabalho realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto trouxe alguns dados bastante reveladores sobre a vasectomia no Brasil. Segundo o estudo, 60% dos pacientes que procuram a vasectomia são casados, 40% têm união estável e 40% usam o preservativo masculino como método anticoncepcional exclusivo.
E mais: 35,8% optaram pela vasectomia por estarem satisfeitos com o número de filhos; 33,7% por terem problemas de saúde na parceira e 16,8% por estarem com dificuldade financeira para manter os filhos. O estudo revelou ainda que 74,7% tinham bom relacionamento conjugal e 5,3% tinham relacionamento ruim.
O curioso é que cerca de 18,9% dos pacientes que procuram o método não estavam aptos para tal procedimento. Idade menor que 25 anos, relacionamento instável e ausência de filhos são os principais impedimentos previstos em lei.
“Em meu consultório, de cada dez clientes, sete não estão aptos para realizar a vasectomia”, revela o urologista da Santa Casa de Maceió, William Rogério Monteiro. Em entrevista ao Santa Casa Informe, o especialista esclareceu algumas das principais dúvidas sobre vasectomia.
Santa Casa Informe – A vasectomia interfere na potência sexual masculina?
William Rogério – Definitivamente não, pois não há razão orgânica para isto. O procedimento da vasectomia consiste na interrupção de um canal na bolsa escrotal, muito longe, do ponto de vista anatômico, dos nervos e artérias que são utilizados na ereção. O que pode ocorrer é a uma pequena redução na quantidade de esperma, mas a ereção e o prazer continuam os mesmos.
Se fizer vasectomia, paro de ejacular?
Não, porque quando se faz a vasectomia apenas o canal deferente é interrompido, impedindo a eliminação dos espermatozóides. O líquido seminal continua saindo normalmente.
O procedimento é doloroso? Vou sentir dor quando passar o efeito da anestesia?
A anestesia é local, o que significa a introdução de um anestésico líquido sob a pele utilizando uma agulha muito delicada, bem menor que a agulha utilizada para as conhecidas injeções musculares. Invariavelmente, é relatado pelos pacientes apenas uma pequena ardência no local. Durante o procedimento, após a anestesia, não existe nenhum tipo de dor. Após o procedimento, geralmente não é necessário nenhum tipo de analgésico. O mais comum é o comentário da percepção de que "foi mexido", mas que não chega a configurar dor.
Em quantos dias posso ter relações sexuais novamente?
Recomenda-se cerca de 20 ejaculações antes do exame de esperma, que confirmará a ausência de espermatozóides. Enquanto isso, o casal deve continuar usar métodos anticoncepcionais.
A vasectomia é reversível?
Sim, mas dependendo de cada caso pode haver empecilhos para uma nova gravidez. O médico deve orientar o paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames