Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

3,5 milhões de brasileiros têm diabetes mas ainda não sabem

Cerca de 10% da população brasileira, algo próximo a 11 milhões de pessoas, é portadora de diabetes. Desse total, cerca de 30% não sabem que têm a doença, alerta a Associação Nacional de Diabetes (Anad).
Os números fazem parte de pesquisas do Ministério da Saúde e de entidades científicas e ganharam maior destaque esta semana devido ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado neste domingo (14),
"Cerca de 11 milhões de pessoas, algo entre seis e sete milhões, têm o diagnóstico confirmado da doença. O problema é que os demais 30% a 35% – cerca de 3,5 milhões de brasileiros – são portadores do diabetes e ainda não sabem, daí a importância dos exames regulares" , alertou a endocrinologista da Santa Casa de Maceió, Thaís de Alencar Mendonça.
Especialistas, como Thaís Alencar, ressaltam que o aumento alarmante de indivíduos com sobrepeso e obesidade está intimamente relacionada ao diabetes sendo evidente que uma epidemia de diabetes é inevitável.
Outra preocupação dos especialistas diz respeito ao avanço da doença na infância. O diabetes do tipo 2 – mais comum em adultos acima de 40 anos – tem aparecido também em crianças.
A explicação de endocrinologistas de todo o mundo é que a obesidade causada pela vida das crianças em frente à televisão e ao computador; o controle remoto e todas as facilidades da vida moderna, junto aos maus hábitos alimentares, têm aumentado a incidência do diabetes tipo 2 em crianças e jovens.

A data alusiva ao Dia Mundial do Diabetes foi definida pela Associação Internacional de Diabetes, entidade vinculada à Organização Mundial de Saúde. A data é comemorada desde 1991, em resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.
Segundo o Ministério da Saúde, obesidade, vida sedentária, alimentação rica em gordura e açúcar, colesterol alto, pressão alta, fumo e excesso de bebidas alcoólicas são fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes. A doença também pode surgir por causa do uso de determinados medicamentos e é mais comum em pessoas acima dos 45 anos de idade. Outro fator de risco importante para o diabetes é a genética. Portanto, quem tem parentes com a doença deve redobrar os cuidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames