Mulheres Vencedoras realiza hoje último encontro de 2010

Voluntários da Santa Casa de Maceió e da Rede Feminina de Combate ao Câncer

O projeto Mulheres Vencedoras, também conhecido como Priojeto Mama, realiza nesta sexta-feira (29), das 8h às 11h, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió, o último encontro de 2010. A iniciativa reúne mulheres que vivenciaram a realidade do câncer de mama ou que desejam conhecer mais sobre o tema.
O “Mulheres Vencedoras” nasceu como uma resposta aos alarmantes números que cercam o câncer de mama no Brasil e em Alagoas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, somente em 2010 são previstos 253.030 casos de neoplasia entre mulheres.
À exceção do câncer de pele não-melanoma (60 mil casos novos), a mama lidera a lista, com 49 mil diagnósticos, seguida do colo do útero (18 mil), cólon e reto (15 mil) e pulmão (10 mil).
O evento
O último encontro do ano será coordenado pelas psicólogas da Radioterapia, Anamarina Soares; e do Centro de Oncologia, Kelly Costa.
Os eventos não são exclusivos para pacientes ou pessoas que receberam tratamento na Oncologia da Santa Casa de Maceió. Segundo a coordenadora do Serviço de Psicologia, Rosa Carla Lobo, o objetivo é levar esclarecimento a todas as pessoas que, tendo ou não histórico ou sintomas de doenças mamárias, queiram se informar e trocar experiências.
Coordenado pelas psicólogas Anamarina Soares e Kelly Costa, o projeto conta com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que apóia a iniciativa servindo o lanche para as participantes. O cardápio é balanceado, com opções como sucos de frutas, sanduíche, fruta, barra de cereais ou bombons.
Além de difundir informação para o público leigo, o Projeto Mama busca reunir num mesmo espaço pacientes ou não da instituição além de profissionais de diversas áreas, como nutricionistas, oncologistas, radioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentre outros.