Bate-papo com o Provedor recebe médicos-residentes

Humberto Gomes de Melo (C) ouve sugestões e demandas dos médicos-residentes

A primeira edição do ano do projeto Bate-papo com o Provedor reuniu na manhã desta sexta-feira os médicos-residentes da Santa Casa de Maceió para um momento de diálogo com o provedor Humberto Gomes de Melo, gestor da instituição. Participaram do encontro a psicanalista Rosinete Mendonça e o gerente de Gestão de Pessoas, Sílvio Melo.
No encontro, Humberto Gomes de Melo apresentou alguns números que mostram a importância da Santa Casa de Maceió para o Sistema Único de Saúde (SUS). “A Santa Casa de Maceió foi o hospital alagoano que mais internou pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2010”, disse o provedor, acrescentando que juntos, a Santa Casa de Maceió e o Hospital Nossa Senhora da Guia responderam por 15,42% das 90 mil internações realizadas no período na capital alagoana.
Ao ouvir as demandas e sugestões dos residentes, Humberto Gomes abriu espaço para um diálogo franco entre a alta administração da instituição e os profissionais em formação da Residência Médica.
Na pauta do encontro temas como ampliação de leitos, autorização para exames, carga horária, estar médico, preceptoria, rotinas hospitalares, convênios com outras instituições entre outros.
Questionado se a Residência Médica recebia apoio do Estado ou do Ministério da Educação (MEC), Humberto Gomes de Melo enfatizou que os R$ 125 mil investidos mensalmente pela Santa Casa de Maceió eram assumidos integralmente pela instituição.
“Nosso objetivo é que a Santa Casa seja reconhecida oficialmente pelo MEC como hospital de ensino. Depois disso, acredito que seremos recompensados”, disse o provedor, acrescentando que já fez contatos com organismos de fomento à pesquisa mas não conseguiu apoio para partilhar tais custos.
Ao fim do encontro, coube ao gerente Sílvio Melo redigir um relatório com as demandas para que o provedor as discuta com o diretor-médico Artur Gomes Neto. O gestor da Santa Casa garantiu que todos os médicos-residentes receberão jalecos personalizados e terão atendidas outras sugestões que facilitem o dia à dia de todos.
A residente Lia Cavalcante, do segundo ano (R2) da Otorrinolaringologia, agradeceu o espaço aberto pela Santa Casa de Maceió para o diálogo com os residentes. “Desconheço outras iniciativas semelhantes”, resumiu.