Psicólogas alagoanas julgam trabalhos científicos em SP
Uma delegação de psicólogas da Santa Casa de Maceió participou ativamente do VI Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde e II Congresso Internacional de Neurociências e Neuropsicologia.
A convite do Instituto Central do Hospital das Clínicas, unidade vinculada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o grupo integrou a comissão julgadora que avaliou mais de 120 posteres e dezenas de temas livres apresentados por psicólogos e acadêmicos de todo o País.
“O intercâmbio científico entre o Hospital das Clínicas e a Santa Casa de Maceió revela uma sintonia entre a metodologia e os critérios de pesquisa das duas instituições”, acentuou a psicóloga Rosa Carla Mendonça, coordenadora do Serviço de Psicologia da instituição alagoana. “O convite para avaliar os pôsteres e temas livres demonstra também a confiança no conhecimento técnico dos psicólogos da Santa Casa”, acrescentou.
A delegação contou ainda com a presença das psicólogas Adriana Silva Carleial, Anamarina de Oliveira Soares, Martha Pontes de Miranda e Thaysa Keyla Albuquerque.
Megapesquisa – A psicóloga alagoana Rosa Carla de Mendonça Lobo também foi convidada pela organização do congresso para coordenar a conferência “Parâmetros para avaliação de resultados”, que apresentou o desenvolvimento de uma megapesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Realizado pelas professoras doutoras Latife Yazigi e Norma Lottenberg Semer, o trabalho estuda a eficácia da psicoterapêutica no serviço público universitário. “Trata-se de uma importante pesquisa para os profissionais que atuam neste segmento”, avaliou Rosa Carla.
Promovido pelo Instituto Central da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o VI Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde englobou 15 Conferências, 6 Simpósios, 14 Mesas-redondas, 5 sessões de apresentação oral (Temas Livres), 2 Cursos trans-congresso e exposição de pôsteres.
O congresso teve como foco central avaliar a atuação dos psicólogos nos 21 anos do Serviço Único de Saúde. O número de profissionais na rede de saúde pública ultrapassa atualmente 15 mil profissionais, com uma concentração de psicólogos sobretudo em hospitais-escola, daí a escolha do tema.
Deixe uma resposta