Redinha e música ambiente tranquilizam recém-nascidos no Hospital Nossa Senhora da Guia
Buscando trazer mais conforto e amenizar a dor para os recém-nascidos, o Hospital Nossa Senhora da Guia investiu numa iniciativa que vem apresentando bons resultados. O projeto Momento na Redinha, implantado na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI neonatal), permite que os recém-nascidos durmam em pequenas redes de tecido hipoalergênico.
“A rede simula o espaço intrauterino, o que acalma e ajuda no desenvolvimento dos recém-nascidos”, concordam as fisioterapeutas Gabriela Noya e Sarah Suênya, articuladoras do projeto.
“É bastante notável como eles se sentem mais confortados e mais acalentados quando estão na rede”, acrescentam as fisioterapeutas, lembrando que as redinhas não substituem as mães, apenas tornam a internação um pouco menos dolorosa para os recém-nascidos, além de contribuir para o seu desempenho neuropsicomotor.
Além das redes, outra iniciativa complementa o clima de aconchego dentro da UCI: é o chamado Projeto Ciranda Cirandinha, que utiliza música instrumental ambiente, promovendo o aumento da produção de endorfinas, relaxamento e sensação de bem-estar, além de diminuir os níveis dos hormônios do estresse (cortisol). O resultado é o aumento do período de sono e a redução das expressões faciais de dor, da irritabilidade e do choro do recém-nascido.
Deixe uma resposta