Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Médicos de Genebra e de Alagoas usam nova tecnologia para tratar aneurisma

Adquirido pela Santa Casa, Innova 3100 gera imagens em 3D de alta resolução

Adquirido pela Santa Casa, Innova 3100 gera imagens em 3D de alta resolução

A Santa Casa de Maceió recebeu esta semana o neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista Vitor Pereira Mendes, brasileiro radicado na Suíça e uma das maiores autoridades mundiais em AVC agudo e no tratamento do aneurisma cerebral por meio de stents.

Vitor Mendes chefia uma equipe de pesquisadores na Universidade de Genebra, atualmente um dos principais centros especializados neste tipo de patologia da Europa.

O neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista da Santa Casa de Maceió, Rodrigo Peres, realizou junto com o brasileiro Vitor Mendes uma intervenção para implantação dos chamados stents modificadores de fluxo (stents flow diverters). Trata-se do primeiro procedimento deste tipo em Alagoas.

A equipe utilizou o recém adquirido Innova 3100, equipamento que converte as veias e artérias examinadas em imagens tridimensionais de alta resolução. A paciente beneficiada com a moderna tecnologia (ver matéria abaixo) foi uma senhora com cerca de 60 anos, que apresentou três lesões, duas delas tratadas via embolização do aneurisma com uso de espirais de platina e a terceira com o stent modificador de fluxo.

Tal procedimento somente é possível em complexos hospitalares que tenham profissionais qualificados e que invistam em tecnologias, como as imagens tridimensionais.

Ao visitar o Laboratório de Hemodinâmica da Santa Casa de Maceió, Vitor Mendes destacou que a instituição investiu certo nesses dois aspectos: conhecimento e tecnologia. No primeiro caso, citou a larga experiência do neuroradiologista Rodrigo Peres, que passou a integrar a equipe a partir do ano passado. No segundo, as novas instalações e equipamentos adquiridos para o Laboratório de Hemodinâmica, entre eles o Innova 3100, que totalizaram R$ 1,2 milhão em investimentos com recursos próprios.

“Em termos de estrutura, tecnologia e conhecimento médico, este complexo está bem situado em relação a outros grandes centros mundiais. A medicina que se pratica aqui está em sintonia com o que ocorre na Europa ou nos Estados Unidos”, disse Vitor Mendes, arrematando que na Terra do Tio Sam o tratamento somente começará a ser realizado no final de julho, já que até hoje a tecnologia era realizada apenas em nível de pesquisa.

Além de Rodrigo Peres, o especialista Vitor Mendes foi recebido pela neurologista Eliane Medeiros, do Serviço de Neurologia, que enfatizou a importância do pesquisador em Maceió para a Medicina alagoana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames