Santa Casa de Maceió interna 60% a mais que o segundo no ranking do DataSUS

Consulta ao Datasus revela que no primeiro semestre de 2011 os hospitais filantrópicos e privados foram responsáveis por 72% das internações registradas em Maceió, bem superior aos 28% das unidades estatais. Considerando apenas as entidades filantrópicas e privadas – a Santa Casa de Maceió e os hospitais do Açúcar e Sanatório produziram mais que o conjunto de hospitais privados. Foram 13.257 internações das instituições filantrópicas ante as 12.683 dos hospitais privados, grupo que reúne 16 estabelecimentos.
No ranking dos 26 hospitais pesquisados, a Santa Casa de Maceió e sua unidade externa, o Hospital Nossa Senhora da Guia, realizaram 7.436 internações entre janeiro e junho, representando 16,2% das quase 46 mil verificadas em toda a rede.
Comparando a produção da SanIa Casa com a dos demais hospitais contratualizados, a instituição internou no período 60% a mais que o Hospital Sanatório (com Unidade Paulo Neto); 78% a mais que o Hospital Geral do Estado; 230% a mais que o Hospital Universitário e 404% a mais que o Hospital do Açúcar.
“Neste momento em que iniciamos as negociações com os gestores do Estado e do município de Maceió sobre a nova contratualização, queremos mostrar à sociedade que a Santa Casa de Maceió, assim como os hospitais privados e filantrópicos, desempenham um importantíssimo papel no atendimento hospitalar e ambulatorial, sem o qual o Estado não conseguiria atender a demanda da população.
A Santa Casa de Maceió por si só é responsável por mais de 16% das internações, por isso, é justo que a negociação considere esse fato”, disse o provedor da Santa Casa de Maceió e presidente do Sindicato dos Hospitais de Alagoas, Humberto Gomes de Melo.
A consulta realizada pelo executivo ao Datasus analisou o mapeamento das internações em Alagoas. No primeiro semestre deste ano, a Santa Casa de Maceió recebeu pacientes de 101 municípios alagoanos, ficando de fora apenas Campestre, na região da Zona da Mata. Já o Hospital Geral do Estado e a Maternidade Santa Mônica, referências no atendimento pelo SUS, cravou 96 e 95 municípios, respectivamente.
Mas, engana-se quem pensa que a Santa Casa de Maceió recebe apenas cidadãos alagoanos. A instituição internou pacientes de estados como Pernambuco (Recife, Garanhuns, Bom Conselho, Palmares e São José da Coroa Grande) e até de Minas Gerais (Belo Horizonte).
Depois de Maceió, oito cidades lideram a lista de municípios que mais internam na Santa Casa. São eles Rio Largo, Arapiraca, Marechal Deodoro, São Luis do Quitunde, Atalaia, Pilar, Porto Calvo e Coruripe.