Outubro Rosa alerta sobre a importância do exame de mama na prevenção do câncer
A Rede Feminina de Combate ao Câncer iniciou na noite desta segunda-feira (3) a Campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é sensibilizar as mulheres sobre a necessidade de se prevenir sobre o câncer de mama. A doença, anualmente, chega a acometer 400 mulheres em Alagoas. Para isso, os prédios do Instituto Zumbi dos Palmares, da Casa da Indústria, do Tribunal de Contas de Alagoas (TC/AL) e do Memorial Teotonio Vilela, na orla da Pajuçara, foram iluminados com a cor rosa.
Entre as autoridades presentes estavam a presidente da Rede Feminina de Combate ao Cäncer, Jane Holanda; o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo; a secretária dos Direitos da Mulher, Kátia Born; o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo; e a diretora de Atenção Especializada e Programas Estratégicos da Secretaria de Estado da Saúde, Lisiane Torres.
Com esta iniciativa, os integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do Programa Estadual de Saúde da Mulher esperam incentivar a realização do exame de mamografia. Isso porque, além do autoexame, a mamografia é imprescindível para detectar o câncer de mama, que em Alagoas mata um terço das pessoas acometidas pela doença, segundo o Núcleo de Combate ao Câncer (NCC).
“Nosso objetivo é fazer com que as mulheres com idade entre 50 e 69 anos façam a mamografia, já que nesta faixa etária existe o maior índice de câncer mamário. Em relação aos homens, não há uma idade com maior probabilidade de desenvolver a doença, por isso, todos devem ficar em alerta e realizar o autoexame”, comentou Jane Falcão.
Ainda de acordo com ela, quanto mais cedo se diagnosticar o câncer de mama, mais chance o paciente tem de se recuperar. “A mamografia é o único exame capaz de rastrear e diagnosticar o câncer de mama”, salientou.
Para realizar o exame, as mulheres devem solicitá-lo na Atenção Básica, já que existe um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) especificamente com esta finalidade. E para monitorar a incidência da doença em todo o Brasil, o Ministério da Saúde (MS) criou Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama (Sismama), que permite o rastreamento e avaliação rápida dos dados de câncer de mama.
Programação
Nesta terça-feira (4) a Campanha Outubro Rosa prossegue às 9h, com uma palestra para as reeducandas do Presídio Santa Luzia. Nos dias 13 e 14, a partir das 10 horas a população poderá obter informações sobre o câncer de mama em um stande montado no Shopping Maceió, no bairro Mangabeiras.
Já no dia 17 será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Maceió, a ser realizada às 14 horas. No dia 18, das 10h às 16h, será realizada uma campanha de divulgação no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
Nos dias 20 e 21, a partir das 10 horas, a população poderá obter informações sobre o câncer de mama em um stande montado no Shopping Pátio Maceió, no bairro Benedito Bentes. Já no dia 26, a partir das 9h, a campanha prossegue no Calçadão do Centro de Maceió. E no dia 27 a campanha será encerrada em frente à Sesau, no bairro Jaraguá, quando será entregue uma carta de intenção ao secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo. Com informações do portal Tudo Na Hora.
Deixe uma resposta