Santa Casa torna-se primeiro centro de cooperação da Anvisa em Alagoas
A Santa Casa de Maceió tornou-se o primeiro Centro de Cooperação em Alagoas da Rede de Hospitais Sentinela. A rede foi lançada em 2002 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como estratégia para avaliar a qualidade e eficácia de produtos e serviços hospitalares.
Ao habilitar-se como Centro de Cooperação Técnica, a Santa Casa de Maceió continuará atuando como Hospital Sentinela e passará a realizar atividades de formação de pessoal e de educação continuada a outras instituições. Além disso, desenvolverá material instrucional para suporte aos cursos.
"Com este credenciamento, a Santa Casa de Maceió dá um novo passo com vistas à qualidade e à segurança na assistência ao paciente, compartilhando sua experiência com outras instituições da área de saúde e ensino", comentou a gerente de Risco e Assistência Hospitalar, Tereza Tenório, comemorando o credenciamento como Centro de Cooperação da Anvisa.
Estabelecimentos de saúde de todo o País participaram do credenciamento realizado pela Anvisa e puderam se habilitar em quatro diferentes perfis: Participante; Colaborador; Centro de Cooperação; e Centro de Referência.
As instituições que atenderam aos requisitos foram credenciadas por um período de 12 meses, sendo possível sua renovação de acordo com o monitoramento das ações e dos relatórios enviados trimestralmente pelas instituições à Anvisa.
A Rede Sentinela é uma rede de parceiros que, desde 2002, subsidia o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária com a notificação de eventos adversos e queixas técnicas ligadas ao uso de produtos para a saúde, medicamentos, sangue e hemoderivados.
Dos 247 Hospitais Sentinela integrantes da rede até este ano, 233 participaram do novo credenciamento. Deste total, 147 atenderam aos critérios estabelecidos no edital e constaram da primeira lista publicada no Diário Oficial da União. Os demais voltarão a fazer parte da Rede Sentinela assim que resolverem as pendências verificadas pela Anvisa.
Para habilitar-se como Centro de Cooperação da rede Hospital Sentinela, a Santa Casa de Maceió apresentou o Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, comprovando possuir um órgão com capacidade para realizar atividades de formação de pessoal e educação continuada. Com isso, a instituição se tornará um pólo de disseminação de informação e de capacitação profissional em Alagoas.
A Anvisa, a partir do 2º semestre de 2001, começou a investir sistematicamente na estruturação de Ações de Vigilância Sanitária de Produtos de Saúde Pós-Comercialização, como forma de obter informação necessária para a retro alimentação dos processos de revalidação de registros, publicação de alertas, retiradas de produtos do mercado e inspeções em empresas.
A estratégia adotada foi a constituição e capacitação de uma rede de hospitais sentinela, denominada Rede Brasileira de Hospitais Sentinela, composta por hospitais de ensino e de alta complexidade.
De forma conjunto, a rede atua como observatório ativo do desempenho e segurança de produtos de saúde regularmente usados: medicamentos, kits para exames laboratoriais, órteses, próteses, equipamentos e materiais médico-hospitalares, saneantes, sangue e seus componentes.




Deixe uma resposta