Nas festas de fim de ano pode faltar sangue em hemocentros
Chegou o final do ano, as festas natalinas e as férias escolares. O clima de comemoração invade os lares e a cidade, resgatando velhas lembranças de infância nos adultos e envolvendo as crianças com seus símbolos.
O problema é que esse período de alegria preocupa quem trabalha nos hemocentros de todo o País.
Com tanta festa, os doadores regulares dos bancos de sangue saem de férias, viajam e mudam a rotina, o que acaba derrubando os estoques de sangue.
Para agravar o cenário, nesse mesmo período aumentam os acidentes e os casos de urgência na rede hospitalar, elevando a demanda por sangue e hemoderivados.
“Convidamos as pessoas saudáveis, que atendam aos requisitos para doação de sangue (ver box ao lado), que compareçam ao banco de sangue mais próximo para realizar sua doação”, disse Ivan Marques de Freitas, co-gestor do Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió.
O hemocentro da Santa Casa de Maceió possui um dos mais rígidos controles de qualidade de Alagoas, reconhecido inclusive pelo Programa de Controle de Avaliação de Serviços de Hemoterapia da Anvisa.
Os números internos do hemocentro confirmam esse cuidado com a qualidade. Enquanto a média de rejeição a doadores de primeira viagem não chega a 10% na maioria dos hemocentros, na Santa Casa esse índice gira entre 20% e 30%, sendo a maioria reprovada na avaliação clínica.
Deixe uma resposta