Fenaess firma parceria para criar rede de ensino profissionalizante
Maceió (AL) – A Fenaess (Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Saúde) firmará uma parceria com a Escola Técnica Residência Saúde para que seja criada uma rede de educação à distância reunindo os 20 sindicatos de sua base que trará benefícios diretos aos hospitais filiados nos estados.
A decisão dos membros do Conselho Deliberativo da Fenaess, reunidos na capital alagoana, nesta sexta-feira (13), foi ratificada após visita ao complexo de estúdios e ao polo de educação da Residência Saúde em Maceió.
“A ideia é oferecermos aos hospitais da base da Fenaess uma série de cursos de capacitação profissional e de educação continuada”, resumiu o presidente da Fenaess, Humberto Gomes de Melo, falando em encontro no centro de convenções do Hotel Jatiúca.
Conforme explicou Hélio Laranjeiras, diretor-presidente da Residência Saúde, os cursos serão ministrados por meio de videoaulas transmitidas via satélite para os pólos de ensino nos estados.
“A ideia é abrirmos canais de transmissão exclusivos com a chancela da Fenaess. Teremos um canal destinado a área assistencial, outro para a área de gestão etc. Os próprios sindicatos ou hospitais poderão ser pólos de ensino da rede”, disse o educador e empresário Hélio Laranjeiras.
Os pólos são salas dotadas de antena, codificador, projetor e sistema de som, onde os alunos se reúnem para acompanhar as aulas. Os estudantes têm o suporte da internet, onde é possível interagir com o tutor por meio de salas de bate-papo, fóruns e até mesmo recuperar aulas já realizadas.
Caberá à Fenaess, em sintonia com os sindicatos, indicar os cursos a serem ministrados. De igual forma, os hospitais poderão participar da iniciativa indicando profissionais para elaborar e apresentar determinadas disciplinas, abrindo espaço para a descentralização da produção de conteúdo.
Depoimentos
O presidente da Federação Brasileira de Hospitais e do Sindicato dos Hospitais do Ceará, Luiz Aramicy Pinto, destacou a abrangência da iniciativa. “Esta decisão da Fenaess beneficiará profissionais de realidades distintas, abrangendo desde o que atuam em grandes centros e metrópoles do País até os de comunidades distantes”, enfatizou Luiz Aramicy.
E acrescentou: “Esta iniciativa do dr. Humberto Gomes de Melo se encaixa perfeitamente na realidade atual do País, onde temos estados construindo unidades hospitalares, que precisarão de profissionais qualificados. Ou seja, temos uma grande demanda por qualificação”.
Já Manoel Carneiro, superintendente do Sindhosp do Espírito Santo, acredita que os sindicatos devem priorizar a educação continuada dos profissionais que trabalham em hospitais, clínicas e laboratórios. “Precisamos investir no pós-técnico”, reforçou Carneiro, lembrando que esta ferramenta permitirá que grandes e pequenos estabelecimentos tenham acesso à mesma qualidade de ensino.
Deixe uma resposta