Instituição supera grandes hospitais do País no ranking de internações pelo SUS

A Santa Casa de Maceió, com a sua unidade externa, o Hospital Nossa Senhora da Guia, realizou 16.528 internações pelo Sistema Único de Saúde em 2011, o que conferiu à instituição o 45º lugar no ranking nacional de 5.161 estabelecimentos hospitalares que internaram pacientes do SUS em 2011.
A instituição filantrópica alagoana atendeu mais pacientes pelo SUS do que importantes hospitais brasileiros, como o Hospital Universitário da USP (15.774 internações), o Hospital de Clínicas do Instituto do Coração de São Paulo (13.365), o Hospital Real Português do Recife (10.259), a Santa Casa de Ribeirão Preto (9.438), o Instituto Nacional do Câncer (7.529), o Hospital Mater Dei (5,543) e o Hospital Albert Einstein (1.227).
Apenas 44 hospitais brasileiros, dos estados de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Ceará e Santa Catarina atenderam mais que a Santa Casa de Maceió.
No panorama nacional, nenhum estado da Região Norte figura nesta lista. O mais intrigante na pesquisa realizada pelo provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, é a ausência de dois estados do Sudeste entre os 44 hospitais que mais internaram pelo SUS: Espírito Santo e Rio de Janeiro.
"O Rio de Janeiro, por exemplo, possui dezenas de hospitais públicos, entre eles oito hospitais do complexo universitário federal. Todos registraram menos internações, pelo SUS, do que a Santa Casa de Maceió em 2011".
E acrescentou: "Tão importante quanto atender muitos pacientes pelo SUS é atendê-los com qualidade, mantendo a saúde financeira da instituição, apesar do déficit que anualmente registramos com os repasses do Sistema Único de Saúde".