Santa Casa apresenta Plano de Cargos, Carreiras e Salários aos presidentes de sindicatos
A Santa Casa de Maceió autorizou a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos colaboradores da instituição. Essa semana, durante reunião com a direção da unidade, o PCCS foi apresentado aos presidentes dos sindicatos representantes das classes profissionais. Conforme estabelecido pelo provedor Humberto Gomes de Melo, o plano vai contemplar todo o quadro de colaboradores, sem gerar perdas para nenhum deles, e será equilibrado financeiramente.
Durante a reunião, os representantes sindicais receberam todos os esclarecimentos referentes ao PCCS. As informações foram passadas pelo consultor Romeu Huczok, da Leme Consultoria, empresa com larga experiência em projetos de gestão de pessoas que foi parceira da Santa Casa na implantação do Programa de Gestão por Competências.
A Santa Casa de Maceió deu o passo inicial para a profissionalização do seu quadro de colaboradores quando firmou, em 2009, uma parceria com a Leme Consultoria. Incluído no Planejamento Estratégico da instituição, o programa contemplou as etapas de Mapeamento das Competências, Descrição das Funções, Sensibilização e Capacitação dos Colaboradores, Lideranças, Gerências e Diretorias para os processos de Avaliação, Feedback e Plano de Melhoria, envolvendo todo o quadro de colaboradores.
De acordo com o gerente de Gestão de Pessoas da Santa Casa, Sílvio Mélo, foi realizado um verdadeiro mutirão que contemplou palestras de sensibilização, cartilha de orientações, oficinas de capacitação, construção de projeto piloto, sala de tecnologia da informação com 20 terminais para autoavaliação, banco de dados e a implantação do Sistema GCA. No total, foram necessários dois anos para a implantação da Avaliação por Competências, base primordial para a Santa Casa dar continuidade à modernização da estrutura organizacional.
No início de 2011, quando ocorreu a revisão anual do Planejamento Estratégico, o provedor Humberto Gomes de Melo autorizou os estudos e negociações para a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da instituição como meta e desafio para a equipe técnica da Gerência de Gestão de Pessoas.
A Leme Consultoria, já parceira da Santa Casa, apresentou a melhor proposta e metodologia. O Programa de Gestão por Competências e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários constam das Políticas Institucionais de Captação, Desenvolvimento e Retenção de Talentos que estão sendo implementadas na Santa Casa de Maceió.
Segundo Sílvio Melo, a etapa inicial do PCCS, que consistiu na atualização das Descrições das Funções por Competências, foi realizada pela equipe técnica de Gestão de Pessoas da Santa Casa. Na etapa seguinte, os gerentes participaram do comitê constituído para a Avaliação e Ranking dos Cargos, utilizando um sistema de pontuação com base em critérios técnicos. Enquanto isso, a Leme Consultoria realizou uma pesquisa de mercado com empresas do segmento hospitalar e hoteleiro em Maceió, Aracaju e Salvador para subsidiar o desenvolvimento da tabela salarial.
As gerências e lideranças da Santa Casa foram ainda capacitadas e orientadas pela Leme Consultoria para a execução da avaliação do enquadramento dos colaboradores.
Ao final de todo o período preparatório, o Setor Jurídico da Santa Casa deu parecer favorável ao PCCS.
Deixe uma resposta