X Jornada de Psicanálise tem início na sexta-feira em Maceió
Promovida pelo Núcleo Psicanalítico de Maceió (NPM), a X edição da Jornada de Psicanálise acontece entre os dias 13 e 14 de julho, no Centro de Convenções do Maceió Mar Hotel. O tema a ser debatido esse ano será a drogadição de jovens e adultos na atualidade.
O encontro promoverá uma série de mesas redondas, conferências, cursos, além de palestra com temas livres. A abertura do evento fica por conta da presidente da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi), Gleda Brandão de Araújo.
De acordo com a psicanalista Rosinete de Mendonça Melo, presidente do NPM, a drogadição é o termo genérico que designa toda e qualquer modalidade de vício bioquímico. Já o drogadicto é a pessoa que não consegue abandonar o hábito nocivo de usar álcool e drogas por motivos fisiológicos ou psicológicos.
Além de renomados psicanalistas, psicólogos e psiquiatras de todo o País, a X Jornada de Psicanálise contará com a presença de autoridades governamentais e eclesiásticas que lidam com a problemática das drogas.
Na programação serão abordados temas como A dinâmica da adição e da violência; A relação entre drogadição e desamparo; Um olhar multidisciplinar sobre à drogadição; Experiência com drogadíctos – o que estamos fazendo e o que podemos fazer; e A relação entre drogadição e desamparo.
O encerramento do evento ocorrerá no sábado, às 17h, com a palestra da psicanalista Maria Inês Rocha Mendonça, diretora científica do NPM.
Deixe uma resposta