Celíacos precisam ler rótulo de produtos para evitar o glúten
Segundo a Universidade Federal de São Paulo, existe um celíaco para cada 214 habitantes no Brasil, o que revela uma população de 892 mil celíacos no país. Os celíacos são pessoas intolerantes ao glúten e a todos os produtos fabricados com essa substância.
"Essa sensibilidade é conhecida por doença celíaca e não tem cura", disse esta semana o gastroenterologista da Santa Casa de Maceió, Carlos Henrique Barros Amaral, que listou algumas das principais dúvidas dos pacientes. Confira!
Um celíaco pode ter uma vida igual à das outras pessoas?
Sim, mas desde que cumpra a dieta. Um celíaco que cumpra a dieta é uma pessoa com as mesmas capacidades físicas e intelectuais que um não celíaco. Só se torna doente se não cumprir a dieta.
A doença celíaca afeta a vida sexual?
Também aqui não há qualquer motivo para receios: desde que a dieta seja cumprida o celíaco pode ter uma vida sexual idêntica à de qualquer outra pessoa. Quando a restrição de glúten não é respeitada estão descritos quadros de baixa fertilidade, impotência, irregularidade nos períodos menstruais, etc.
O aparecimento da doença celíaca tem alguma relação com os problemas de gravidez e do parto?
Não. Não há qualquer razão para esse receio pois não há relação com a doença celíaca.
Segundo a Universidade Federal de São Paulo, existe um celíaco para cada 214 habitantes no Brasil, o que revela uma população de 892 mil celíacos no país. Os celíacos são pessoas intolerantes ao glútem e a todos os produtos fabricados com essa substância.
"Essa sensibilidade é conhecida por doença celíaca e não tem cura", disse esta semana o gastroenterologista da Santa Casa de Maceió, Carlos Henrique Barros Amaral, que listou algumas das principais dúvidas dos pacientes. Confira
A amamentação tem alguma influência no aparecimento da doença?
Não. A amamentação é um "fator protetor" da saúde do bebe, mas não previne nem transmite a doença celíaca
O malte e o extrato de malte são mencionados na composição de alguns produtos. O celíaco pode consumi-los sem preocupação?
Não. O malte e o extrato de malte são derivados da cevada. Por uma questão de segurança, o celíaco deve excluir de sua alimentação todos os produtos alimentares que contenham o malte ou extrato de malte.
O celíaco pode consumir cerveja e whisky?
Não, porque ambas contém cevada (que contém malte que, por sua vez, contém glúten) em suas composições.
A dextrina-maltose ou maltodextrose é outra substância que aparece muitas vezes mencionada. Também faz mal?
Ao contrário do que o nome parece sugerir, esta substância pode ser utilizada sem riscos na alimentação do celíaco. Da mesma forma o xarope de glucose é considerado inofensivo, apesar de derivar dos cereais proibidos.
O que fazer em eventos e festas?
Antes de ir a uma festa converse com quem está organizando o evento para saber o cardápio. Se não puder levar seu próprio lanche, alimente-se antes do evento.
Deixe uma resposta