Endoscopia 24h: novo equipamento realiza exames em alta definição
A Endoscopia 24 Horas da Santa Casa de Maceió já está realizando exames endoscópicos em alta definição com o Exera 2, o mais moderno equipamento da empresa japonesa Olympus para este tipo de procedimento.
"Trata-se do topo de linha da Olympus, empresa que produz equipamentos médicos endoscópicos com tecnologia de ponta", explicou o coordenador do Serviço de Endoscopia da Santa Casa de Maceió, Ricardo Tavares, enfatizando a qualidade e a tecnologia adotadas a partir de agora na Santa Casa de Maceió.
Já o proctologista Carlos Cabús fez um comparativo simples: "Na velha televisão analógica, uma boa antena externa garantia imagens muito boas na telinha. Com a atual TV digital, as imagens são infinitamente superiores e apresentam detalhes antes imperceptíveis. O mesmo acontece na área de equipamentos médicos. Com a tecnologia HD (alta definição) as imagens são muito mais nítidas, permitindo visualizar pólipos e pequenas lesões, que poderiam passar despercebidas nos exames convencionais", afirmou Cabús.
Neste sentido, Ricardo Tavares destacou uma das novidades do novo Exera 2. O equipamento traz uma nova tecnologia, conhecida pela sigla NBI, que permite realizar o contraste entre os pequenos vasos e diversas estruturas minúsculas (como os pólipos) em relação ao tecido normal das camadas superiores da mucosa.
"Com o Exera 2, não é mais necessário injetar no paciente uma substância corante, que hoje tem a função de realizar o contraste dessas estruturas", acrescentou Cabús.
Números
Realizando entre 100 e 120 colonoscopias e cerca de 300 endoscopias digestivas por mês, a Endoscopia 24 Horas é referência em Alagoas em procedimentos endoscópicos, com ênfase em intervenções cirúrgicas avançadas para a retirada de pólipos grandes (4 cm) e lesões planas de difícil extração. Nesses casos mais complexos, as clínicas optam por encaminhar o paciente para a Santa Casa de Maceió.
A Endoscopia 24 Horas possui equipe multidisciplinar capacitada, com especialistas em procedimentos endoscópicos, anestesistas e enfermeiros experientes, além da retaguarda da UTI, tudo de acordo com as normas de segurança assistencial descritas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e adotadas pela Santa Casa de Maceió, único hospital Acreditado em Alagoas.
Deixe uma resposta