Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Doença renal avança silenciosa na população

No início, a doença renal não apresenta sintomas. Furtivamente, ao longo dos anos, os milhões de microfiltros que formam os dois rins humanos vão sendo danificados lentamente por patologias como o diabetes, a hipertensão e as doenças cardiovasculares resultando na indesejável doença renal crônica (DRC).
A DRC é uma das enfermidades que mais causa mortes no Brasil, ao lado do AVC (acidente vascular cerebral) e do infarto do miocárdio. Conforme alerta o nefrologista Arnon Farias Campos, um em cada dez adultos brasileiros possui algum tipo de doença renal, sendo que a grande maioria desconhece essa situação.
"O problema é que por se tratar de uma doença silenciosa, muitas pessoas procuram o médico apenas quando a doença está em seu estágio mais avançado, ou seja, quando o rim está danificado e é preciso submeter-se à diálise e ao transplante de rim", explica Arnon Campos, no Dia Mundial do Rim, comemorado no último dia 14 de março.
A doença renal crônica é diretamente proporcional ao envelhecimento da população e ao surgimento de problemas como a obesidade, o estresse, hábitos alimentares desregrados e a falta de controle da hipertensão arterial, sendo esta última a causa mais frequente do surgimento da DRC. Combatendo ou prevenindo-se cada um desses problemas, previne-se a insuficiëncia renal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames