Sintomas indiretos dão pista sobre a doença renal crônica
Como a insuficiência renal é silenciosa, é preciso estar atento a sintomas indiretos da doença, como a pressão alta, sangue na urina, inchaço nas pernas e no rosto, náuseas, vômito, anemia (palidez), hábitos noturnos de urina, mal estar e infecções urinárias recorrentes.
Para o diagnóstico preventivo da doença renal crônica (DRC), o nefrologista Arnon Farias recomenda a inclusão do teste de creatinina como parte de exames de rotina para que a doença possa ser tratada em seu estágio inicial.
A creatinina é um exame de sangue simples e de baixo custo que indica se o rim está funcionando corretamente. O exame é indicado, sobretudo, para famílias com histórico da doença, onde há uma maior chance de os descendentes apresentarem o problema.
A melhor forma de prevenção da insuficiência renal passa necessariamente pela boca: é preciso reduzir o consumo diário de sal e de gordura e de produtos industrializados, sejam doces ou salgados. Até mesmo refrigerantes possuem sódio (sal) em sua composição mesmo sendo uma bebida doce. Isso acontece justamente para ampliar a data de validade dos alimentos e conservá-los por mais tempo. Daí a importância da leitura da embalagem dos produtos alimentícios antes de colocá-los no carrinho de compras.
Por fim, deve-se evitar também o uso de anti-inflamatórios e antibióticos sem receita médica e manter a prática regular de exercícios físicos.
Deixe uma resposta