Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Alto custo restringe acesso ao mapeamento genético no Brasil

Para as mulheres com indicação para realizar o exame genético há um importante impeditivo: os custos. Atualmente o mapeamento completo varia de R$ 6 mil a R$ 12 mil. Se a paciente tiver antecedentes de câncer de mama e de ovário na família, pode-se iniciar a investigação pelos parentes e focar o teste em genes específicos, reduzindo-se o valor em 80%. Por enquanto o SUS ainda não cobre este tipo de procedimento.
As pacientes com indicação para o mapeamento genético devem primeiro procurar um mastologista e, de acordo com a anamnese, ser encaminhada a um oncogeneticista, que dará prosseguimento ao atendimento.
Para realizar o exame é preciso recorrer a unidades e profissionais que atuam no eixo Rio-São Paulo, já que em Alagoas não existem laboratórios especializados e a maioria dos oncogeneticistas trabalham na àrea de pesquisa acadêmica.
Para as mulheres com histórico de câncer na família permanece a dica dos médicos: Toda mulher deve procurar um mastologista e um ginecologista pelo menos uma vez ao ano e realizar os exames preventivos como a mamografia e o papanicolau, de preferência, dez anos antes de quando foi diagnosticado câncer no parente próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames