Diabéticos precisam aprender a aplicar a insulina injetável
O tratamento do diabetes tipo I é exclusivamente com insulina. No diabetes tipo II, o tratamento consiste em mudança de estilo de vida (com dieta e exercício físico) para perda de peso, ingestão de hipoglicemiantes orais (drogas com vários mecanismos de ação para diminuir a glicose) e a insulina naqueles pacientes que não respondem mais as medicações orais. Nos pacientes obesos com diabetes tipo II, a cirurgia bariátrica (metabólica) pode ser uma opção.
Por isso, a maioria dos diabéticos precisam aprender a aplizar a insulina em seu próprio corpo por meio de injetáveis descartáveis e determinados momentos do dia. Além disso, precisam checar o nível de glicose por meio de glicosímetros, que espetam o a ponta dos dedos para retirar um gatícula de sangue. Tudo isso, é claro, custa um dinheiro que a população assalariada não dispõe.
"Por tudo isso é muito importante o controle do diabetes, pois a doença, quando não controlada, pode levar também a complicações importantes como a doença cardiovascular (infarto e derrame), a retinopatia , a nefropatia , a neuropatia diabética e a insuficiência vascular periférica", finalizou Thaís Mendonça, que leciona a cadeira de Endocrinologia da Universidade Federal de Alagoas.
Deixe uma resposta