Operação Sorriso: pacientes do interior, selecionados nesta quinta (22), terão hospedagem, alimentação e transporte gratuitos
A Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho (UDARR), que substituiu o antigo Ambulatório da Santa Casa de Maceió, iniciou agora de manhã a seleção dos portadores de fissura labiopalatina pela Operação Sorriso.
Na oportunidade, os pacientes que moram em outros municípios poderão solicitar hospedagem gratuita à organização do projeto. O paciente – e mais um acompanhante – ficarão hospedados por conta da Operação Sorriso até o dia da cirurgia e terão direito a transporte até o hospital e alimentação sem custo.
A seleção dos pacientes – crianças, adultos ou idosos – acontecerá nesta quinta-feira (22), a partir das 8 horas, na Unidade Rodrigo Ramalho, localizada à beira-mar da capital alagoana na Avenida Assis Chateaubriand, 2.932, no bairro do Prado. A previsão do cirurgião plástico André Mendonça, um dos alagoanos voluntários do projeto, é que nesta sexta edição da Operação Sorriso em Maceió sejam realizadas 40 intervenções.
Já as cirurgias serão realizadas entre os dias 24 a 27 de agosto, no Hospital Nossa Senhora da Guia (Avenida Comendador Calaça, 1.244 – Bairro Poço). As duas unidades integram o complexo da Santa Casa de Maceió.
Como participar
Para participar da seleção não será necessário fazer inscrição prévia ou pagar qualquer tipo de taxa. Basta apenas comparecer ao local nos dias indicados levando documento de identidade (como certidão de nascimento, Identidade (RG) ou carteira de trabalho etc.) do paciente e também do responsável, além de exames de sangue recentes (realizados há seis meses ou menos). Se tiver cartão SUS também é importante apresentar.
“A preocupação da Operação Sorriso em todo o mundo é realizar um programa humanitário de qualidade. Iremos receber pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas. Montaremos uma grande estrutura de recepção aos pacientes e seus familiares e, para isso, contaremos com o Educandário Eunice Weaver, que nos dará o apoio do alojamento”, diz Cibele Coimbra, diretora executiva da Operação Sorriso.
“A ideia é operar e capacitar os centros locais. As crianças não atendidas serão encaminhadas para o serviço público local, atingindo a população com resultados mais permanentes”, enfatiza o anestesista Roberto Freire, diretor médico da Operação Sorriso. Desde 2008, já foram realizadas mais de seis mil consultas em quase mil pacientes. Cerca de 300 pessoas foram operadas e mais de 400 procedimentos cirúrgicos foram feitos durante os programas humanitários.
Apoio e patrocínio
O programa humanitário da Operação Sorriso conta com o apoio da Marinha do Brasil, da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, do Ministério Público de Alagoas, da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), do Projeto Genoma Humano, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do Educandário Eunice Weaver.
A Santa Casa de Maceió também apóia o evento cedendo o centro cirúrgico, instalações e profissionais do Hospital Nossa Senhora da Guia para as cirurgias e a Unidade Rodrigo Ramalho e sua equipe para a seleção dos pacientes.
A iniciativa conta também com o patrocínio das empresas Abbott, Ethicon, QLL, Schivartche Advogados, Colgate, Enox, American Airlines, White Martins, Approach Comunicação Integrada, Icatu Seguros, CitiEsperança, Bionexo, Comerc, Pepsi, Fnazca, Way Models e PRNewswire.
Ao todo, 45 voluntários de diversas regiões do Brasil e de outros países estarão envolvidos no programa humanitário de Maceió. Os colaboradores – muitos deles referências em suas áreas de atuação – pertencem a diferentes especialidades como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria, entre outros.
Deixe uma resposta