Investimentos justificam liderança em ranking do Datasus

Os investimentos realizados nas unidades Hospital Nossa Senhora da Guia (maternidade e cirurgias pediátricas), Centro de Oncologia e Hematologia Professor Lourival Nunes da Costa (quimioterapia) e Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho (Ambulatório e Cardiologia do SUS) explicam porque a Santa Casa de Maceió tornou-se referência em média complexidade, respondendo por mais de 17% de todas as cirurgias realizadas na capital alagoana.
Já na alta complexidade, se compararmos os números do ranking estadual, a instituição realiza 41,3% do total de cirurgias, bem à frente do segundo colocado, o Hospital do Açúcar, que realiza 23,4% do total de Alagoas. O mesmo ocorre no ranking municipal, com a Santa Casa de Maceió com 47,2% e o Hospital do Açúcar com 26,7%.
Os investimentos realizados na última década na alta complexidade também justificam o grande percentual de participação no atendimento pelo Sistema Único de Saúde essa área. No período foram adquiridos equipamentos de alta tecnologia encontrados em importantes centros médicos do país, ampliados serviços e contratados novos profissionais em áreas como Radioterapia, Hemodinâmica, Neurocirurgia, Medicina Nuclear, Medicina Intensiva, Nefrologia, Exames por Imagem (na unidade Diagnósticos Santa Casa) entre outros.