Relíquias da Beata Irmã Dulce visitarão pacientes na Festa de São Vicente de Paulo
A Capelania da Santa Casa de Maceió divulgou esta semana a programação do tríduo em homenagem a São Vicente de Paulo, cuja data de falecimento – em 27 de setembro de 1660 – é celebrada por católicos de todo o mundo.
Na festa deste ano, o padre Cícero Lenisvaldo reservou uma surpresa aos paroquianos: “Teremos a presença das relíquias da Beata Irmã Dulce, que passarão pela capela no dia 25 de setembro. Nesta ocasião, as relíquias serão levadas às enfermarias do hospital”, disse o sacerdote.
Nos três dias de preparação, que se iniciam no dia 25, a capela receberá a presença de padres da Arquidiocese que guiarão os paroquianos nas meditações do tríduo festivo.
“A festa deste ano se insere no contexto do ano da fé. À luz do conteúdo da Carta Encíclica Lumen fidei, iremos refletir sobre o que é o ato de fé; sobre como no dia-a-dia fazemos atos de fé humanos, os quais nos ajudam a compreender o sentido do ato de fé religiosa; sobre Cristo como Aquele que está no centro do ato de fé e em quem damos o nosso voto de confiança; sobre como a fé não cria problemas, mas ajuda o homem a entender sua própria existência; como a fé ajuda o homem a entender o caminho do sofrimento e, por último, como o professar a fé nos torna sensíveis às necessidades do nosso próximo, nos tira do isolamento, do individualismo e nos conduz ao outro”, disse o padre Cícero Lenisvaldo.
“Nesse contexto, São Vicente se apresenta como um grande exemplo e testemunho para todos nós. Sua existência foi toda apoiada em Deus e exatamente por existir tão perto de Deus, ele se torna próximo de cada um de nós”, acrescentou.
PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO VICENTE DE PAULO
Dia 24/09 – Terça feira
Missa de abertura às 17h
Tema – "Quem crê, vê". A fé é uma luz capaz de iluminar a existência do homem, de ajudá-lo a distinguir o bem do mal, em particular hoje, em uma época na qual o crer se opõe ao buscar e a fé é vista como uma ilusão, um salto no vazio que impede a liberdade do homem (Lumen fidei 1-7).
Convidados especiais: Apostolado da Oração
Dia 25/09 – Quarta feira
17h – Celebração Eucarística
Tema – Na vida quotidiana nos confiamos a pessoas que conhecem as coisas melhor que nós (arquiteto, médico, farmacêutico, advogado), assim também na fé necessitamos de alguém que seja confiável e experto nas coisas de Deus e Jesus é Aquele que nos explica Deus. (Lumen fidei 8-22).
Convidados especiais: Pastoral da Saúde e Rede feminina de combate ao câncer.
Visita das relíquias da Beata Irmã Dulce ao Hospital
15h– Celebração Eucarística com a presença dos enfermos internados no Hospital.
Dia 26/09 – Quinta feira
17h – Celebração Eucarística
Tema – A fé é uma força consoladora no sofrimento. A fé não é luz que dissipa todas as nossas trevas, mas lâmpada que guia os nossos passos na noite. Falar de fé comporta freqüentemente falar também de provas dolorosas. O cristão sabe que o sofrimento não pode ser eliminado, mas pode adquirir um sentido; pode tornar-se ato de amor, entrega nas mãos de Deus que não nos abandona (Lumen fidei 56-57).
Convidados especiais: Vicentinos
Dia 27/09 – Sexta feira
17h – Solene Celebração Eucarística
Tema – A luz da fé não nos faz esquecer os sofrimentos do mundo. A fé reforça os vínculos entre os homens e se põe ao serviço concreto da justiça, do direito e da paz. Eis porque ela não distancia do mundo e não é estranha ao esforço concreto do homem contemporâneo (Lumen fidei 56-57).
Convidados especiais: Diretores, equipe médica, enfermeiros e demais colaboradores da Santa Casa.
Deixe uma resposta