Outubro Rosa alerta sobre importância da mamografia na prevenção do câncer
Um desfile com mulheres mastectomizadas num shopping de Maceió e uma caminhada na orla da capital, ambos organizados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), marcaram a campanha "Outubro Rosa" em Maceió.
A campanha contou com a iluminação de espaços públicos, como a unidade de exames por imagem Diagnósticos Santa Casa, e a presença de duas unidades móveis, equipadas com mamógrafos, realizando mamografias gratuitamente em mulheres de 40 a 69 anos em diversos municípios alagoanos. A iniciativa é uma parceria entre o Grupo Delfin, a Philips do Brasil e a Secretaria de Estado da Saúde com apoio da Santa Casa de Maceió.
Prestigiando o desfile que abriu a campanha "Outubro Rosa" e reuniu 15 mulheres mastectomizadas, o mastologista da Santa Casa de Maceió, João Aderbal Moraes, falou sobre as dificuldades para se cumprir a lei que determina um prazo de 60 dias entre o diagnóstico do câncer e o início do tratamento.
"É um trabalho que exige uma rede especializada estruturada e a presença do Estado e de recursos", resumiu João Aderbal, atual vice-presidente da regional alagoana da Sociedade Brasileira de Mastologia.
De caráter mundial, o movimento Outubro Rosa é liderado na capital alagoana pela Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas e pelo Grupo Renascer. Neste ano, a campanha destacou o lema "O Tempo Corre Contra" esclarecendo a população sobre a lei enfatizada pelo mastologista João Aderbal.
A presidente RFCC/AL, Jane de Holanda Falcão, enfatizou que o receio das mulheres e a demora em se fazer periodicamente a mamografia são alguns dos principais fatores que favorecem o câncer de mama.
"Acompanhe a saúde de sua mama em consultas regulares ao médico. Adote hábitos saudáveis fazendo atividades físicas e buscando uma alimentação saudável. São atitudes simples mas que podem salvar a vida de muitas mulheres", alertou.
Deixe uma resposta