Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Próstata, mama e colo do útero ainda lideram ranking de câncer em AL

Quando o assunto é traçar um mapa do câncer temos dois nortes a seguir. O primeiro é a estimativa dos casos novos previstos, baseada nos Registros de Câncer de Base Populacional, e o segundo é o número de tratamentos efetivamente realizados, baseado nos Registros de Câncer Hospitalar.
Desconsiderando o câncer de pele não melanoma, o mais prevalente na população em todo o mundo, o ranking de casos novos de câncer do Instituto Nacional do Câncer (Inca) elencou em 2012 os seis cânceres mais comuns no Brasil.
A lista é liderada pelo câncer de próstata (60.180 casos), de mama (52.680), colon e reto (30.160), brônquios e pulmão (27.320), estômago (20.090) e colo do útero (17.540).
Quando colocamos lado a lado os números de Alagoas e do Brasil, a estimativa de 2012 coloca os cânceres de próstata e de mama empatados (440 casos novos), seguidos dos casos de útero (280 casos). Ou seja, enquanto no cenário nacional o útero está em sexto lugar, em Alagoas ocupa o terceiro lugar no ranking.
Agora, quando comparamos essas estimativas aos números de casos clínicos tratados efetivamente na Santa Casa de Maceió, observamos que o colo do útero continua sendo a maior preocupação de oncologistas e ginecologistas alagoanos.
Após analisarmos o Registro Hospitalar de Câncer da Santa Casa de Maceió no período de 2001 a 2011, verificamos que o colo do útero lidera a lista das neoplasias mais recorrentes no complexo hospitalar, representando 20,2% do total. Mama (17,7%) e próstata (7,4%) vêm em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames