Carnaval: o que não se deve fazer ao queimar a pele no sol
Quando o assunto é queimadura de sol na pele devem ser evitadas algumas atitudes. Confira a lista do que NÃO se deve fazer:
– Evite banhos quentes. Eles deixam a pela ainda mais ressecada.
– Não utilize produtos como álcool e pastas de dentes (mentolada). Estes produtos inicialmente proporcionam uma sensação de frescor que corresponde exatamente à evaporação da pouca água que ainda resta na pele. Assim, eles só vão agravar a desidratação da pele. Não passe também qualquer tipo de creme à base de ácidos
– Sabonetes costumam ressecar a pele, portanto devem ser evitados nas regiões mais afetadas. Se não quiser ficar sem utilizar sabonete, prefira os que têm alguma fração hidratante na formulação.
– Não esfolie a pele nessas situações, nem quando já estiver descascando. A camada cutânea que nasce após a descamação é bem fina e muito sensível, podendo ser machucada e até inflamar facilmente. Além disso, os esfoliantes, físicos ou químicos, removem as camadas da pele, aumentando a sensibilidade e desidratação.
– Não utilize produtos com anestésicos locais na sua composição (caso da xilocaína e benzocaína) ou derivados do petróleo (propilenoglicol), pois provocam suores, irritação cutânea e alergias.
– Se estiver de férias, já descascou e quer voltar à praia, use filtros solares de alta proteção, preferindo os bloqueadores solares que contenham filtros físicos (deixam a pele encoberta). Mais um lembrete: a pessoa deve se proteger mesmo em dias nublados
Deixe uma resposta