Tromboembolismo venoso é tema de reunião científica na Santa Casa de Maceió nesta segunda (24)

Médico Fábio Lima

O médico Fábio Lima será o palestrante convidado da Reunião Científica do Corpo Clinico da Santa Casa de Maceió, que ocorrerá nesta segunda (24). A reunião será no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota às 18h. Em pauta, a importância da profilaxia de tromboembolismo venoso. A trombose nada mais é do que a formação de coágulo na veia (venoso) ou na artéria (arterial). Muitas vezes, parte desse coágulo se solta, “viaja” pelas veias e para em uma das veias do pulmão, provocando a embolia pulmonar.
A embolia pulmonar é uma das principais causas de óbito hospitalar, representando aproximadamente 10% dos óbitos dos pacientes internados, segundo o American College of Chest Physicians. Além disso, associadamente às consequências da trombose venosa profunda, a embolia pulmonar provoca um alto índice de morbidade, sobretudo em decorrência de síndrome pós-trombótica e hipertensão pulmonar secundária.
Sem profilaxia adequada, 40% a 60% dos pacientes clínicos e cirúrgicos de alto risco desenvolvem trombose venosa profunda (TVP) e uma parcela destes pacientes desenvolverá tromboses mais próximas, com maior risco de embolia pulmonar. Logo, é necessário que todo paciente internado tenha o seu risco de tromboembolismo venoso avaliado, e que, nos pacientes de maior risco, seja instituída profilaxia precoce.

Fechando a programação
A programação do evento será encerrada com informações sobre infecção hospitalar a cargo da médica Tereza Tenório, gerente de Risco e Assistência Hospitalar da instituição. A organização do encontro informa ainda que a presença dos médicos residentes é obrigatória.