Contabilidade de custo da Santa Casa de Maceió é referência no país

A gestão da contabilidade de custo da Santa Casa de Maceió vem atraindo a atenção de importantes hospitais do país, entre eles a Santa Casa de Porto Alegre, e foi citada recentemente em encontro da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).
Além disso, os registros dessa área estratégica subsidiaram as discussões sobre a remuneração do SUS em uma das comissões do Congresso Nacional e serão o cerne da palestra que o responsável pela Gerência Financeira da Santa Casa de Maceió, Dácio Guimarães, realizará em Recife (PE) reunindo gestores hospitalares.
O reconhecimento do provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, ocorreu no último encontro do projeto Bate-papo com o Provedor, ocorrido nesta segunda-feira em seu gabinete.
Periodicamente, o executivo reúne líderes e colaboradores de cada área do hospital para uma conversa sobre os facilitadores e as dificuldades verificadas nos setores; propostas de soluções para tais problemas e uma avaliação dos próprios funcionários sobre a instituição em que trabalham.
No encontro com a equipe da Gerência Financeira e Controladoria, o provedor lembrou outra importante missão do setor: reduzir o número de glosas de procedimentos que impactam diretamente nas receitas da instituição.
Com a Acreditação Internacional Canadense haverá (AIC) uma atenção maior será voltada para esta área, uma vez que a sustentabilidade financeira também integra o foco do AIC.
Outro fato curioso é que o setor liderado por Dácio Guimarães é um dos que mais retém talentos, uma vez que há profissionais com mais de 40 anos de casa e que continuam trabalhando mesmo após a aposentadoria.