Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Especialista responde às principais dúvidas sobre pneumonia

Pneumologista Mirtes Melo: “pneumonia não é contagiosa mas pode matar”

Pneumologista Mirtes Melo: “pneumonia não é contagiosa mas pode matar”

A pneumonia é um tema que ainda suscita muitas dúvidas. A pneumologista da Santa Casa de Maceió, Mirtes Melo, esclarece as principais questões sobre o assunto.

Como evitar a pneumonia?
Na prevenção da pneumonia estão incluídos hábitos saudáveis como não fumar, não beber, não ficar exposto a mudanças repentinas de temperaturas e uma boa alimentação rica em frutas e legumes. Há ainda indicação de vacinas para gripe e pneumococo aos grupos de risco, como idosos, crianças pequenas, doentes crônicos etc.

A pneumonia é contagiosa?
Não. Diferente da tuberculose e da gripe, a pneumonia não passa de pessoa a pessoa. O contato com um paciente com pneumonia não acarreta risco de contaminação.
Ela se confunde com a gripe? Quais os sinais mais visíveis?
Sim. Deve-se ficar atento se junto com os sintomas da gripe (febre acima de 38 °C, tosse, catarro, dores pelo corpo e mal-estar generalizado) ocorrer também falta de ar e dor no peito. A atenção deve ser dada a toda gripe que dure mais de uma semana com febre alta, pois ela pode ter se transformado em uma pneumonia.

Deve-se levar ao serviço de urgência mais próximo ou ao consultório médico?
Esse tipo de decisão é variável e depende de cada caso. Na presença de grandes desconfortos respiratórios o atendimento emergencial é prudente.

Quais exames são necessários para se diagnosticar a doença?
O diagnóstico de Pneumonia é feito por um RX do tórax e pelo relato dos sintomas da doença associado ao exame físico do paciente.

A pneumonia pode matar?
Sim, como toda doença, a pneumonia possui risco de morte, a depender da agressividade do agente causador, da quantidade de germes inalados e das condições de imunidade e saúde prévia do indivíduo acometido.

O uso de ar-condicionado pode causar pneumonia?
Não há comprovação científica neste sentido mas em 1976, numa convenção da American Legion na Filadélfia, 100 delegados tiveram pneumonia e quatro morreram por causa da contaminação da água utilizada para refrigeração. A bactéria aquática, filtrável, Legionella pneumophila, causadora de pneumonia, foi a responsável.

E banho de chuva ou roupa molhada?
Já o banho de chuva ou roupa molhada não são fatores descritos cientificamente como causadores de pneumonia.

Qual o tratamento para a pneumonia?
O tratamento das pneumonias bacterianas é feito com antibióticos e só o médico deverá prescrevê-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames