Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Ortopedista orienta como atletas de final de semana e sedentários podem evitar lesões

Ortopedista Antonio Alício

Ortopedista Antonio Alício

Você costuma bater aquela pelada no final de semana apenas nos fins de semana? Está querendo perder peso e procurando uma atividade física ou esporte? Está fazendo caminhada ou pretende começar? Então prossiga a leitura, que o ortopedista Antonio Alicio Oliveira vai nos dar uma ajudinha.
Antes e após qualquer atividade física, mesmo que seja uma simples caminhada, é preciso fazer alongamento nos membros superiores e inferiores. O ideal é procurar um profissional que oriente a fazer os movimentos corretos.
Se você pretende praticar alguma atividade esportiva, Antonio Alício recomenda uma breve corrida de 15 minutos após o alongamento. É o chamado aquecimento. "O objetivo dessa corrida leve é aumentar o fluxo sanguíneo principalmente nos membros inferiores".
Mas de nada adianta alongar e aquecer se você exagerar na dose e não estiver com o seu condicionamento físico em dia. "Para sair do sedentarismo é preciso ir aumentando aos poucos a intensidade e a frequência dos exercícios até chegar a, no mínimo, três vezes por semana".
É por isso que os chamados atletas de final de semana sofrem fadiga, câimbra, distensão e nos casos mais graves até ruptura muscular. A fadiga, dor típica de quem está enferrujado e exagerou nos exercícios, reflete a total falta de condicionamento. Já a conhecida câimbra é resultado da falta de oxigênio nos músculos (justamente pela ausência de aquecimento) e a distensão ocorre quando a fibra muscular se rompe devido a um movimento brusco.
Outro sintoma comum em pessoas sedentárias que, de uma hora para outra, assumem o papel de atleta é a dispnéia, ou seja, a falta de ar que ocorre quando se exagera na atividade física ou na prática esportiva. Todas essas situações sinalizam que é preciso parar e tomar algumas providências.
O ortopedista Antonio Alicio orienta que antes de iniciar uma rotina de exercícios é preciso avaliar a capacidade cardiovascular (via teste de esforço com um cardiologista ou hemodinamicista) e pulmonar (via espirometria com um pneumologista). Não se deve esquecer a condição nutricional da pessoa, uma vez que a prática desportiva vai exigir um organismo nutrido para fazer frente às exigências do organismo.
"Cumprindo essa bateria de exames e seguindo a rotina alongamento-aquecimento-corridinha leve antes do esporte você estará pronto para viver mais e com melhor qualidade de vida", finalizou Alicio.

Calçado e terreno corretos
Pergunta rápida para quem quer se exercitar: qual o melhor terreno para se fazer uma caminhada? Uma pista de cooper? Um terreno com ladeiras? A areia a praia? A primeira opção, obviamente, é a correta. Agora se o atleta já possui condicionamento físico de alta performance e precisa ampliar essa condição, as duas últimas podem ser adequadas.
A escolha do calçado e do terreno, somada à correção do déficit de alinhamento, é essencial para se evitar lesões durante a prática desportiva. O chamado déficit de alinhamento inclui à forma como a pessoa pisa no solo ao caminhar e como os membros se movimentam durante a prática esportiva.
Neste caso, é recomendável pedir a avaliação de um ortopedista para identificar eventual déficit de alinhamento e propor o melhor calçado e terreno para seu esporte ou exercício físico. “Todos esses fatores podem fazer a diferença”, finalizou Alício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames