Ainda este ano, brigada da Santa Casa fará simulação de incêndio
Considerada pelo Corpo de Bombeiros como a maior brigada de Alagoas no âmbito corporativo, a primeira equipe da Santa Casa de Maceió foi formada em 2012 com um grupo de 302 colaboradores. Atualmente, os brigadistas se preparam para uma grande simulação que deve ocorrer ainda este ano.
"Não seguimos apenas a legislação, nós nos preocupamos com a segurança dos pacientes e os colaboradores da instituição. Ainda este ano, formaremos 30 novos integrantes para sempre renovar o quadro", afirmou Sílvio Melo, gerente da Gestão de Pessoas da Santa Casa.
Durante os treinamentos, os colaboradores saem da rotina de suas funções. Rapel; enfrentamento de ambientes com fumaça, fogo e escuridão; utilização de ferramentas de combate a incêndio e de resgate a vítimas estão entre as “disciplinas” que se aprende ao ser brigadista. Este mês, no treinamento dado aos novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, o objetivo era deixá-los preparados para situações de emergência.
"Os exercícios foram bem mais leves, alternando palestras e demonstrações práticas, mas tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre segurança no local onde trabalhamos. Perdemos até o medo diante de situações extremas, como um princípio de incêndio", afirmou a colaboradora Tatiana Gomes.
SIMULAÇÃO
Previsto para 2014, os brigadistas da Santa Casa de Misericórdia de Maceió terão a chance de colocar em prática o que aprenderam durante uma grande simulação que será realizada dentro do hospital. "A ação dos brigadistas é vital nos primeiros cinco minutos de combate e extinção do fogo, antecedendo a ação do Corpo de Bombeiros, por exemplo. Sem essa ajuda, o trabalho dos Bombeiros poderia ser prejudicado. Dessa forma estaremos contribuindo para a prevenção e a segurança de todos", destacou Sílvio Melo.
A Brigada de Incêndio, devido à sua importância, é prevista no âmbito federal pela Lei 6514/77, que dá as diretrizes sobre Segurança e Medicina do Trabalho, regulamentadas pela Portaria 3214/78, e por meio da NR 23, que trata da proteção contra incêndios.
Deixe uma resposta