Candidato Renan Filho visita a Santa Casa de Maceio
O provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, recebeu a visita do candidato ao governo de Alagoas, Renan Filho (PMDB), onde fez uma breve exposição sobre as principais conquistas e desafios enfrentados pela instituição atualmente.
Dirigindo uma instituição que emprega 2.338 colaboradores e que conta com 455 leitos em seus três complexos hospitalares, o provedor Humberto Gomes de Melo fez questão de destacar o crescimento de 81% na geração de empregos novos nos últimos sete anos, fruto dos investimentos realizados na Santa Casa de Maceió – Centro, na Santa Casa Farol e no Hospital Nossa Senhora da Guia. No encontro, o provedor Humberto Gomes de Melo elencou algumas sugestões que serão apresentadas aos que visitarem a Santa Casa.
No nível federal, Humberto Gomes falou sobre a necessidade de que sejam definidos critérios para repasses de recursos do Ministério da Saúde considerando o percentual da população sem plano de saúde, o que tornaria mais justa a distribuição desses aportes entre os estados.
"Em Alagoas, por exemplo, 88,7% da população depende exclusivamente do SUS contra os 11,3% de usuários portadores de planos de saúde”, afirma o executivo. Segundo ele, quando se exclui da população de São Paulo os usuários de planos de saúde, constata-se que aquele estado interna mais pacientes do SUS do que qualquer outro estado da Federação. “Em resumo, se temos mais usuários do SUS, deveríamos receber mais recursos para fazer frente a essa realidade", explicou Humberto Gomes de Melo.
Propostas
No nível estadual, o provedor pediu que dê continuidade aos incentivos que estão sendo dados às instituições hospitalares, mas sugeriu a adoção de critérios técnicos no repasse de recursos para os hospitais considerando aspectos como eficiência, produtividade, investimentos em novas tecnologias, participação em programas de Acreditação e na segurança do paciente etc.
A título de sugestão, o provedor Humberto Gomes de Melo afirmou que a Santa Casa de Maceió está pronta para assumir a gestão de hospitais públicos, como o de Rio Largo, implantando em Alagoas um conceito que vem dando resultado positivo para a população em estados como São Paulo.
Outra sugestão apresentada a Renan Filho foi o fortalecimento do Ipaseal Saúde, a exemplo do que vem conseguindo o governo estadual do Rio Grande do Sul, que hoje reúne cerca de 1 milhão de vidas, incluindo servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de prefeituras gaúchas. Abrangendo atualmente apenas 13 mil vidas, o Ipaseal Saúde tem potencial para chegar a mais de 100 mil vidas, reduzindo o fluxo de pacientes na rede pública de saúde e realizando um melhor atendimento a quem realmente precisa do SUS.
"A Santa Casa de Maceió não tem partido político. Estamos abertos a todos os candidatos interessados em conhecer o trabalho realizado na Santa Casa e em discutir propostas para o setor saúde”, disse Humberto Gomes de Melo.
Demonstrando conhecimento sobre a realidade de Alagoas em diferentes frentes, Renan Filho afirmou que está montando um plano de governo focado inicialmente nos seis primeiros meses. Apresentou números e análise em áreas como arrecadação de tributos, geração de empregos, desenvolvimento econômico, saúde, segurança e educação.
Falou sobre as negociações em Brasília para mudar o indexador da dívida que os estados possuem com o governo federal e negociadas nos anos 1990 junto ao Fundo Monetário Internacional.
Renan Filho agradeceu as sugestões do provedor Humberto Gomes de Melo, demonstrando interesse em priorizar algumas das propostas já no início de seu governo, se eleito. "Precisamos pôr para funcionar a estrutura que temos nas áreas de segurança, educação e saúde antes de pensar em novos investimentos. Estamos abertos a idéias criativas para fazer o que a população precisa", finalizou Renan Filho, em encontro com o corpo executivo da instituição e membros do PMDB, como o médico José Wanderley e o vereador Antonio Holanda.




Deixe uma resposta