Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Joanete: cuidado na hora de escolher seu sapato

Se você estiver planejando comprar um calçado para você ou para seu filho leia com atenção esta reportagem. Você já ouviu falar em joanete? O joanete é um calo que se forma na base do dedão do pé. O problema é que ele cresce tanto que chega a entortar o dedo. E pior pode afetar os demais dedos.
Em linhas gerais, o joanete é uma herança de algum parente acometido pelo mesmo problema. A questão é que existe um fator ambiental que pode desencadeá-lo. Este fator chama-se sapato apertado.
“Cerca de 70% dos casos são genéticos. A pessoa tem predisposição para desenvolver a doença. A questão é justamente o fator externo, que pode favorecer o surgimento do joanete”, explicou o cirurgião ortopedista Antonio Alício, coordenador da Residência Médica em Ortopedia e do setor de cirurgia do pé da Santa Casa de Maceió.
O Japão é um caso clássico de como a modernidade vem influenciando negativamente na saúde da população. Antes da ocidentalização do país, principalmente tendo a Segunda Guerra Mundial como marco, os japoneses praticamente não registravam casos de joanete. Ao longo das décadas, porém, com a crescente adesão ao terno e ao sapato, o joanete passou a fazer parte das estatísticas.
O problema do joanete é que ele não se restringe apenas ao dedo maior do pé, mas é progressivo e se espalha para os demais dedos se não for tratado, chegando até mesmo a furar o calçado do paciente em alguns casos.
A melhor forma de prevenir o problema é usar sapato com ponteira larga, evitando-se aqueles que afunilam e imprensam os dedos. No caso específico das mulheres deve-se dar preferência para os saltos com até 3 cm.
A ideia é usar sapatos que deixem os dedos livres, hábito que deve ser disseminado ainda na infância, principalmente entre as adolescentes, uma vez que o problema é recorrente três vezes mais em mulheres do que em homens.
A má notícia é que depois de instalada, a doença não tem efeito curativo, só paliativo. Entre os tratamentos clínicos, liste-se o afastador de silicone, o aparelho de uso noturno, elásticos além de massagens e cremes.
A cirurgia ainda é a melhor alternativa para se ver livre do joanete, mas é preciso escolher um especialista com experiência em cirurgia do pé, uma vez que não existe uma técnica padrão para retirar o joanete. “A complexidade das articulações exige que se estude a melhor forma de se equacionar o problema e se execute a técnica mais adequada a cada caso”, acrescentou Antonio Alicio, lembrando que a Sociedade Brasileira de Ortopedia possui um cadastro dos cirurgiões atuantes no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames