Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

ARTIGO: De médico a paciente (*)

Médico José Medeiros

Médico José Medeiros

Agradecer publicamente aos profissionais que se debruçaram em atendimentos de qualidade, e dedicaram suas preciosas habilidades para contribuírem com minha recuperação, é o mínimo que posso, neste momento da Semana do Médico.
Nominar seria injusto por estar ainda com minha idosa memória lenta e pálida. Posso afirmar que é saudoso até lembrar quando eram abertas as portas do meu quarto, e apareciam os profissionais do corpo médico administrativo com sorrisos largos e efusivos, com posturas de gentileza, palavras de incentivo e cordialidade.
Uma equipe comandada com visão extraordinária pelo companheiro médico dr. Humberto Gomes de Melo, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, a quem saúdo com louvor, como Médico do Ano.
Estendo minha homenagem e meus mais profundos agradecimentos e efusivos votos de retribuição eterna, à geriatra dra. Mônica, e ao meu amigo pessoal neurocirurgião dr. Ronald Mendonça, que estiveram presentes diariamente durante meu período de internamento.

O bom profissional sabe que não pode deixar transparecer pessimismo no trato com os pacientes. Palavras de ânimo são bálsamos de excepcional valor. Foram 28 dias de internamento nessa unidade hospitalar, recebendo atendimento de primor

requintado. Uma inusitada condição de médico a paciente. Momentos congelados no tempo. Memórias de dias que foram minimizados pelas presentes mãos desses profissionais. Hoje, tenho um memorial de histórias hospitalares que farão parte, para sempre, das minhas lembranças, e das minhas recordações.

Nos exames laboratoriais e nas consultas realizadas, pude analisar expressões faciais de desejo e expectativa pela melhoria na vida. A busca por palavras de conforto e otimismo era uma constante.

Em um desses dias, deparei-me com a história de um pistoleiro de aluguel, desse que mata para receber tostões. Iria ser operado. Uma fera seria recuperada, capaz de provocar danos a outras pessoas. O dever profissional e o juramento proferido na formatura indicam os deveres de um médico. Acompanhei-o até sua total recuperação. O médico o aconselhou a mudar de vida; ele estava recebendo a chance de viver novamente.

Após o encerramento de uma semana de muitas atividades, o médico que o operou resolveu viajar para sua fazenda. Repentinamente, numa curva da estrada, seu carro foi interceptado por três marginais, e não foi assaltado porque um deles o reconheceu.

(*) Publicado na edição da Gazeta de Alagoas de 15/10/2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames