Associação de Portugal destaca reportagem da Santa Casa de Maceió sobre esclerose múltipla

Página da Anem com reportagem sobre a esclerose múltipla

A Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), instituição filantrópica portuguesa de apoio a pacientes com este tipo de patologia, publicou em sua página na internet uma matéria produzida pela Assessoria de Comunicação com o neurologista da Santa Casa de Maceió, Pedro Jatobá Neto.
A reportagem, intitulada “Esclerose múltipla afeta adultos e jovens com idades entre os 20 e 40 anos”, faz um alerta aos leigos, que vêem a EM como uma doença própria de idosos.
“A esclerose múltipla não é sinônimo de velhice. Pelo contrário, sua maior incidência é entre adultos jovens. Nada menos que 70% dos diagnósticos são realizados em pessoas com idade entre 20 e 40 anos”, diz a matéria, com base nas informações prestadas pelo neurologista Pedro Jatobá. Confira no link abaixo a publicação no site da ANEM.

Filantropia portuguesa
Fundada em 1999, Associação Nacional de Esclerose Múltipla é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos. No Brasil receberia a denominação de entidade filantrópica.
A entidade atua em nível nacional e conta com cerca de 760 associados provenientes, inclusive, dos arquipélagos da Madeira e Açores. A maioria dos associados são portadores de esclerose múltipla, mas há ainda pessoas que, direta ou indiretamente, têm contato com a doença e apoiam a entidade.
A ANEM possui um Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação para Pessoas com Deficiência (CAAAPD), que realiza um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, de reabilitação física, cognitiva e psicológica.
A ANEM desenvolve ações no nível social (visando a garantia de direitos sociais dos pacientes); psicológico (mediante consultas de psicologia individual ou em grupo destinadas a doentes, familiares e cuidadores); jurídico (visando garantir direitos jurídicos do cidadão com deficiência); de terapia ocupacional; fisioterapia; de articulação com outras instituições entre outros.