Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa se veste de azul para que os homens previnam o câncer de próstata

Fachada em tom azulado da Santa Casa de Maceió

Fachada em tom azulado da Santa Casa de Maceió

A grande maioria dos homens brasileiros com idade entre 40 e 70 anos – cerca de 76% – tem conhecimento sobre o exame de toque retal para detectar o câncer da próstata. Se por um lado essa notícia é positiva, por outro o mesmo levantamento revelou que apenas 32% já fizeram o teste, comprovando que ainda existe muito preconceito em torno do tema. Realizada em 2009 pelo Datafolha, a pedido da Sociedade Brasileira de Urologia, a pesquisa ainda é referêcia quando o assunto é câncer de próstata.
Iniciado neste domingo, em todo o país, o movimento Novembro Azul (conhecido em outros países como Movember) surgiu na Austrália, em 2003, dentro das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata celebrado no dia 17 de novembro. Na Austrália, conforme relata o urologista Mário Ronalsa, os homens aderiram à campanha deixando crescer o bigode. "Em congressos internacionais, médicos australianos iniciaram uma tradição de ostentar bigodes como forma de apoio à campanha", relembra.
No Brasil, a partir de 2012, o Movember passou a chamar-se Novembro Azul, acompanhando o sucesso de outro importante movimento social: o Outubro Rosa, destinado à conscientização sobre o câncer de mama. O Novembro Azul é articulado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
"A campanha visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata e de outras doenças masculinas", comentou Mário Ronalsa.
A Santa Casa de Maceió participa do Novembro Azul iluminando a fachada do complexo hospitalar com a cor azul, promovendo através do Serviço de Urologia um mutirão com palestras, consultas e exames beneficiando pacientes do SUS. O mutirão ocorrerá no próximo dia 14 e terá início às 7h no centro de estudos da Santa Casa de Maceió com a coleta de sangue PSA, seguido de um café da manhã e quatro palestras realizadas no própio auditório do centro de estudos. Em seguida, os participantes serão atendidos em consultas individuais no Serviço de Urologia e uma equipe de profissionais realizará os exames de toque retal de acordo com cada caso.

Números
Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, no Brasil o câncer da próstata é mais incidente que o câncer de mama. No período de 2012/2013 estimou-se 60.180 novos casos de câncer da próstata e 52.680 de mama. Trata-se do tumor mais comum entre os homens, sendo superado apenas pelo câncer de pele não melanoma.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a previsão para 2014 é de 68.800 novos casos, ou seja um caso novo a cada 7,6 minutos e cerca de 14.000 óbitos, totalizando assim um óbito a cada 40 minutos. "Infelizmente, no Brasil, um em cada seis homens terá câncer de próstata e um em cada trinta e seis morrerá da doença", lamenta Mário Ronalsa. Em Alagoas, somente na Santa Casa de Maceió, o Registro Hospitalar de Câncer revela que foram tratados mais mil pacientes com câncer de próstata na última década.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames